segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Uma bruxa, uma fada: as personagens na leitura literária

Uma bruxa, uma fada: as personagens na leitura literária
Cristina Maria Rosa

Há quem diga que não é necessário.
Há quem diga que é imprescindível.
Minha experiência indica que a utilização de personagens para cativar, para chamar a atenção de crianças para a leitura literária é um dos modos de conexão com o repertório imaginário construído por aqueles que nos antecederam na alfabetização literária das crianças.
Se avós falaram em fadas, se mães mencionaram duendes, se uma professora apresentou João, Maria e os doces encontrados na casa da Bruxa na floresta, se um irmão mais velho leu Rosa Maria no Castelo Encantado, de Erico Verissimo para a irmã mais nova, legou a essas crianças parte dos atributos de cada um desses incríveis e encantadores personagens.
A nós, que escolhemos nos parecer com eles, basta “surfar”, ou seja, usufruir do medo, da magia, do encanto, do receio, do inusitado que é ter, diante de si, uma “verdadeira” fada, uma “tenebrosa” bruxa, um "misterioso" lobo.
Na escola
Quando a personagem entra na escola, ela recebe das crianças o acúmulo de sensações recebidas via experiências anteriores. E nos ofertam essas sensações como links para...
Ler mais!
É o bilhete de ingresso.
A permissão para ser extremadamente boa, como a Fada, malévola, como a Bruxa, misterioso, como o Lobo.
Personagens lúdicos são importantes?
Personagens são links que encontramos para nos comunicar de imediato com as crianças. Conhecidos, os personagens por nós escolhidos nos conectam imediatamente com elas e elas, as crianças, com o lúdico que nas personagens habita.
Em cada personagem existe um mundo repleto de imagens, emoções, enigmas, sentimentos, roteiros, intrigas, desafios, desfechos...
Crianças são hábeis no trato com  a imaginação.
E a imaginação não tem limite!
Não as subestimemos!


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Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

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