terça-feira, 8 de setembro de 2020

Alfabetizar-se com Graça


Alfabetizar-se com Graça
Cristina Maria Rosa

Em um dia como o de hoje, em que se comemoram os frutos do processo de ensinar e aprender a ler e escrever a prosa e a poesia mais a infinidade de outros gêneros textuais que constituem a cultura escrita, não posso deixar de dizer o que é, para mim, “alfabetizar-se”.
Escolhi, no entanto, um lugar privilegiado: um encontro com minha orientadora de Pós-Doutorado, Graça Paulino.
E o que aprendi com Graça?
Em que processos me inseriu e dos quais saí mais culta, mais humilde, mais plena de sentidos?
Com Graça conheci, em novembro de 2011, a Orquestra Filarmônica de Minas, no Grande Teatro do Palácio das Artes. Com a Regência de Fábio Mechetti, o concerto integrou a Série Allegro.
Com Graça, conheci a montagem mineira do musical Morte e vida Severina, no Teatro da Cidade, no Centro de Belo Horizonte.
Assisti, maravilhada e a céu aberto, em um dia de aula, ao Grupo Galpão, uma Companhia de origem no teatro popular e de rua, que leva para o espetáculo um trabalho resultante da pesquisa de diversos elementos cênicos e linguagens, como o circo, a música, farsa e o melodrama. Foi em frente à reitoria da UFMG e inesquecível!
Com Graça fui ao cinema, a bares e livrarias, a restaurantes a ao “Bem Bom”.
Por Graça que fui a Inhotim e a Bichinho. E ao Palácio das Artes mais de uma vez. 
Agradecida, minha querida, pela oportunidade!

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog