domingo, 20 de setembro de 2020

E em silêncio indaguei: porque não era um livro?



Um livrinho lindo: o primeiro...

Cristina Maria Rosa

 

O fato é que a escola de meus primeiros anos fez bem pouco para alimentar meu prazer de leitora. Apenas a professora da terceira série, no grupo escolar, me dera de presente um livro, o primeiro livro que ganhei na vida, da a professora da terceira série. Era um livrinho no sentido exato do termo, pois pertencia à Coleção Formiguinha, de uma editora de Portugal. Ela presenteou a todos os seus alunos, mas, particularmente a mim, com esse livrinho lindo. Na contracapa, a dedicatória que, se esqueci, recrio: Para minha querida aluna Maria das Graças, com o abraço de sua Professora Leny. Senti-me muito importante. Os dois corcundinhas, viviam outrora, bem longe das gentes...

No fim do curso primário, ganhei um prêmio pelo primeiro lugar geral. A diretora me abraçou e me entregou de presente uma caneta tinteiro. E em silêncio indaguei: porque não era um livro?

O primeiro livro

Pesquisando sobre este livro – o primeiro na vida de Graça – encontrei a  coleção completa na Editora Majora (http://www.majora.pt/), em Portugal. Lá, está escrito:

 

Bem-vindos à Majora! A marca que fez as delícias da infância de muitas gerações de portugueses está de volta com o objetivo de voltar a reunir famílias e aproximar gerações: pais com filhos, irmãos com irmãos, avós com netos e amigos com amigos. A nossa missão, é fazer as crianças felizes, promover as relações humanas e incentivar que o tempo livre das crianças é passado a brincar, a criar e a imaginar. A Majora produz jogos de qualidade que passam de geração em geração porque queremos construir algo que perdure no futuro e que continue a inspirar todos os seres humanos nas várias etapas do seu desenvolvimento. Porque brincar não tem idade. Está na altura de levantar os olhos do ecrã e brincar, também, olhos nos olhos. Pais com filhos, irmãos com irmãos, amigos com amigos, velhos com novos, novos com novos, todos juntos, no mesmo espaço, no mesmo tempo, unidos por uma marca que renova um convite a todas as infâncias. 

 

Bônus

A Coleção Formiguinha é composta de 60 títulos, entre eles, Os Dois Corcundinhas, citados por Graça. Os demais títulos são: A Menina dos cabelos de oiro; A menina e a figueira, A menina e o coelhinho branco, A menina e o dragão, A menina muda, A menina vestida de estrelas, a noiva do príncipe sério, a pata real, a princesa da ervilha, A rainha de coração de pedra, A riqueza e a fortuna, A vara seca, As caras trocadas, As três irmãs e o corvo, As três maçãzinhas de oiro, As três mentiras da avozinha, Aventuras de um frango pedrês, Bela-feia e feia-bela, Bonifácio e as suas ambições, Canta, surrão!, Gulliver ou o homem migalha, Gulliver ou o homem montanha, João adivinhão, João e a gata princesa, Maria da silva, O coraçãozinho de chumbo, O gigante egoísta, O gigante sôfrego e o anão comedido, O lobo e a escada, O menino grão de milho, O papagaio do capitão corneta, O peixinho encantado, O pescador e a sereiazinha, O pinheirinho, O poço encantado o porqueiro ladino, O príncipe com orelhas de burro, O príncipe do mar, O príncipe e a andorinha, O príncipe envergonhado, O rapaz do anel, O rapaz do cavalinho branco, O rei e os sabichões, O rouxinol e o imperador, O sapateiro e o brilhante, O sonho do jovem rei, O tesouro do ceguinho, O trajo novo do rei, O velho querecas, Os dez anõezinhos, Os fósforos de oiro, Os meninos abandonados, Os sapatinhos vermelhos, Os sete encantados, Os três anõezinhos da floresta, Os três cães encantados, Os três irmãos e os três pretos, Os três vestidos e Um valentão.

Referência: O texto de Graça foi enviado por Micheline. Agradecida!

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog