quinta-feira, 25 de maio de 2017

O que é uma menina? Resultados de Pesquisa

No dia 25 de maio de 2017, finalizando minha palestra para o Seminário Educação sem Machismo, decidi empreender uma pesquisa informal, via rede de amigos, familiares e colegas através do WhatsApp. A pergunta que enviei a 124 pessoas com idades entre 7 e 70 anos foi: Para ti, o que é uma menina?

Loguinho, o grupo selecionado passou a pensar e a responder. Defini o tempo de uma hora como limite para coletar respostas. Eu precisaria ainda organizar e dar visibilidade, em minha fala – que ocorre no dia de amanhã, 26/05 – às respostas recebidas. Algumas, foram bem intrigantes, leia:


“Interessante questão, Cris...”

“Humm, vou pensar professora... Já te respondo”

“Nossa!! Hoje me falaram o seguinte: embora tenhas 44 anos, tu pareces uma menina. E sabe que eu fiquei pensando no que significaria "ser uma menina"?”

“Há que se tirar a fralda para saber... Talvez nem assim!”


Quantos responderam? Em uma hora, 39 das 124 pessoas endereçaram seus “conceitos” a meu celular. Esse fragmento de grupo corresponde a 31% do total de minha amostra.
Quem respondeu? Meninas, adolescentes, moças e mulheres. Algumas avós, mulheres adultas sem filhos, um grupo de mães. E homens, jovens e nem tanto, alguns pais. Responderam também, estudantes de ensino superior. E advogadas, pedagogas, enfermeiras, psicólogas, professoras.
O que responderam? Entre muitas respostas incríveis, uma mulher jovem, sem filhos, escreveu: “Eu penso, quando me dizem que pareço uma menina, que sou jovem, curiosa, leve, destemida, apaixonada. Acho que vou ter 80 anos e vou ser assim: uma menina”.
A pesquisa continua. Logo que eu obtiver todas as respostas, publico. Obrigada a quem prontamente respondeu. E um beijo de menina em vocês...

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog