segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Biblioteca escolar: uma proposta de organização do espaço e do acervo

A obra de restauro
Ao restaurar e entregar à comunidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow a nova Biblioteca Escolar em novembro de 2016, a equipe de estudantes do GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária liderado pelo Drª Cristina Maria Rosa (FaE/UFPel), criou uma forma de gerir o público com economia e responsabilidade.
O espaço de 100 metros quadrados ficou pronto para uso e foi inaugurado com uma visita guiada, na qual aspectos do restauro foram abordados e explicitados pelos integrantes da equipe aos visitantes.

Os espaços propostos e organizados:
Organizado em cinco ambientes –  recepção, leitura individual, espaço de pesquisa, miniauditório e sala de leitura literária –, o restauro da estrutura e dos móveis além da ambientação foram os pontos-chave do restauro ocorrido na E.E.E.F. Fernando Treptow.
Para tal, a equipe reuniu recursos próprios (mão de obra e maquinaria), doações em materiais e dinheiro além de apoios eventuais. Concluiu a obra em 15 dias e meio de trabalho (124 horas), distribuídos em oito meses de atuação na escola ao custo de cinco mil reias.
O acervo
Para 2017 o grupo planejou a organização do acervo literário da escola, o que vem sendo feito a partir dos seguintes princípios:
1. Organização em gêneros literários;
2. Distribuição do acervo de acordo com faixas etárias dos usuários;
3. Delimitaçao de usos dos espaços em leitura literária, estudos de obras, estudo de didáticos e pesquisa em outros materiais, além de frequência a minicursos e saraus.
O foco é o uso autônomo dos espaços e dos acervos, pois a presença de adultos tutelando os pequenos nem sempre é disponibilizada pela escola, uma vez que esta não possui bibliotecária. 
Algumas micropolíticas já desenvolidas no espaço:
1. 3º Curso Mediadores em Leitura literária;
2. Leituras para Meninas;
3. Leitura de Monteiro Lobato para os 5º anos da escola,às quintas-feiras pela manhã;
4. Leitura de autores modernos para os 9º anos, às sextas-feiras pela manhã.
Resultados
Além de apresentar parte dos resultdos em eventos científicos no decorrer de 2016 e 2017, os demias reflexosa e resultados do trabalho serão publicados em dezembro de 2017.


Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog