segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Biblioteca escolar: uma proposta de organização do espaço e do acervo

A obra de restauro
Ao restaurar e entregar à comunidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow a nova Biblioteca Escolar em novembro de 2016, a equipe de estudantes do GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária liderado pelo Drª Cristina Maria Rosa (FaE/UFPel), criou uma forma de gerir o público com economia e responsabilidade.
O espaço de 100 metros quadrados ficou pronto para uso e foi inaugurado com uma visita guiada, na qual aspectos do restauro foram abordados e explicitados pelos integrantes da equipe aos visitantes.

Os espaços propostos e organizados:
Organizado em cinco ambientes –  recepção, leitura individual, espaço de pesquisa, miniauditório e sala de leitura literária –, o restauro da estrutura e dos móveis além da ambientação foram os pontos-chave do restauro ocorrido na E.E.E.F. Fernando Treptow.
Para tal, a equipe reuniu recursos próprios (mão de obra e maquinaria), doações em materiais e dinheiro além de apoios eventuais. Concluiu a obra em 15 dias e meio de trabalho (124 horas), distribuídos em oito meses de atuação na escola ao custo de cinco mil reias.
O acervo
Para 2017 o grupo planejou a organização do acervo literário da escola, o que vem sendo feito a partir dos seguintes princípios:
1. Organização em gêneros literários;
2. Distribuição do acervo de acordo com faixas etárias dos usuários;
3. Delimitaçao de usos dos espaços em leitura literária, estudos de obras, estudo de didáticos e pesquisa em outros materiais, além de frequência a minicursos e saraus.
O foco é o uso autônomo dos espaços e dos acervos, pois a presença de adultos tutelando os pequenos nem sempre é disponibilizada pela escola, uma vez que esta não possui bibliotecária. 
Algumas micropolíticas já desenvolidas no espaço:
1. 3º Curso Mediadores em Leitura literária;
2. Leituras para Meninas;
3. Leitura de Monteiro Lobato para os 5º anos da escola,às quintas-feiras pela manhã;
4. Leitura de autores modernos para os 9º anos, às sextas-feiras pela manhã.
Resultados
Além de apresentar parte dos resultdos em eventos científicos no decorrer de 2016 e 2017, os demias reflexosa e resultados do trabalho serão publicados em dezembro de 2017.


Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Olá, bem vindo!

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler.

Em 2013 concluí pesquisa sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936. O lançamento do livro e sua repercussão estão no Blog. Alguns artigos sobre a pesquisa também. Leia e dê sua opinião.

A novidade, em 2015, foi a inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, um sonho antigo que agora se realiza. Em 2016, o processo de restauro da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro.

Em 2017 estou produzindo a Biografia de João Bez Batti. Através de relatos pessoais nos quais a criançaque João foi é a personagem principal, recosntruo, com narrativas litetárias, seu descobrimento como escultor. Bilíngue (português e italiano) o livro tem data para ser lançado: 11/11/2017.

Abraço

Cristina