segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Meninas, seus sonhos e caminhos

Meninas, seus sonhos e caminhos
Cristina Maria Rosa

“Os humanos são os únicos animais que podem pensar outras maneiras de fazer coisas em outro tempo e em outro lugar. Estas ideias são experimentadas primeiro na linguagem, no jogo ou através da imaginação” (Teresa Colomer).

Quem escreveu...
Christine Castilho Fontelles é cientista social formada pela PUC/SP com MBA em marketing pela FIA/FEA/USP. Consultora de Educação no Instituto Ecofuturo, organização da qual foi co-idealizadora e onde criou e dirigiu o Programa “Ler é Preciso” por 15 anos. É conselheira do Movimento por um Brasil Literário e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Fundadora da Centhral do Brasil Consultoria de projetos de educação para a leitura e escrita e sustentabilidade.

O que escreveu...
Christine escreveu um artigo (disponível na íntegra no site do MBL) intitulado “Eu sou e eu quero!”. Quantas meninas conseguem seguir seus sonhos e quantas ficam pelo caminho?

O artigo
“Cresci e vi a violência de perto, e hoje nada mudou. Se eu pudesse melhorar o mundo, ia ser melhor pra todo mundo. E eu queria melhorar o mundo hoje”. A frase-depoimento integra a redação de Aline, 8 anos, segunda colocada num concurso de redação realizado pelo Instituto Ecofuturo em âmbito nacional nos idos de 2007. Hoje a pequena Aline está adolescente com seus 17 anos. O que teria visto ela que com apenas 8 anos já se dizia “crescida”? Teria, apesar do ambiente externo hostil, conseguido seguir seu sonho? “E assim resolvi que quando eu crescer quero ser bailarina, porque ali está a paz de que preciso para entender o mundo”, escreveu. Terá se tornado bailarina?
Nós de todos os cantos do mundo parecemos paralisados diante das estatísticas de todas as ordens que há tempos anunciam os descuidados com a infância, a violência contra meninas, com as mulheres, com a vida. Quantas meninas conseguem seguir seus sonhos e quantas ficam pelo caminho? Gabriel Garcia Marquez dizia que “o machismo, tanto nos homens quanto nas mulheres, não é mais que a usurpação do direito alheio”. Como é urgente educar para o amor e para apreciação das diferenças, sobretudo nós que não vivemos mais em tempos de meninos e meninas; gostem ou não, a diversidade é a pauta da vida, de gênero, inclusive. A vida pede um novo vocabulário, que a acolha em sua plenitude. Um novo pensamento e uma nova ação
Trajetória
Passados 200 mil anos da nossa presença na Terra – que já conta com 4,5 bilhões de anos -, ainda engatinhamos e tropeçamos na habilidade de promover os cuidados que a vida pede e merece. Somos, como espécie, um segundo na eternidade do universo, que tem entre 12 e 20 bilhões de anos. Isso esclarece os tempos dramáticos em que vivemos, que não são de hoje, mas que hoje batem diariamente à nossa porta pela comunicação online em tempo real?  O caminho que devemos trilhar parece simples, afinal dividimos a mesma casa, o planeta Terra, e deveria ser do nosso interesse garantir que todos aqui dentro estivessem bem cuidados. Infelizmente, nada é simples quando se trata do bicho homem.
O projeto/trajeto de humanidade que perseguimos e que nos encanta está enredado num sem fim de contradições, e sobre isso a literatura é tão pródiga em nos revelar.
Uma passagem de Alice no País das Maravilhas oferece um bom alerta sobre a importância das nossas escolhas para alcançar nosso ideal como sujeito e sociedade neste mundo: “Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para sair daqui?”, pergunta Alice. “Isso depende bastante de onde você quer chegar”, disse o Gato. “O lugar não importa muito…”, disse Alice. “Então não importa o caminho que você vai tomar”, conclui o Gato.
Caminhos
E porque tanto o lugar quanto a travessia importam, apostamos na literatura como iniciação na estrada do que significa ser e tornar-se este ser humano sensível e solidário às múltiplas, únicas e igualmente valiosas formas de vida: #nenhumaamenos. Diz a pesquisadora Teresa Colomer, citando Vigotski, em seu livro A formação do leitor literário“Os humanos são os únicos animais que podem pensar outras maneiras de fazer coisas em outro tempo e em outro lugar. Estas ideias são experimentadas primeiro na linguagem, no jogo ou através da imaginação”. Ou seja, navegando pelo texto literário. Como para além das denúncias, existem os caminhos, é tão vital o alerta do Gato de Alice.

“Vou lutar muito para realizar o meu sonho”, disse Aline no país chamado Brasil. “… Alice levantou-se e saiu correndo, pensando enquanto corria que aquele tinha sido mesmo um sonho maravilhoso”, ela que habitou o país das maravilhas. A palavra que não passa pelo coração não chega ao céu. Devemos isto às nossas crianças de todos os cantos do mundo, aqui e agora.


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Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

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