segunda-feira, 9 de maio de 2011

Confraria de Autores e Livros





A Vanguardinha, espaço cultural da Livraria Vanguarda dedicado à literatura infantil, realizou, no dia 19 de abril de 2011, o primeiro encontro da Confraria de autores e livros, um encontro de professores das redes pública e privada com pesquisadores da leitura e da literatura.
Com o tema " A arte de ler histórias", a professora Cristina "colocou à disposição dos presentes seu trabalho e sua experiência no incentivo à leitura voltada aos públicos infantil e juvenil" e "como anfitriã do evento, ela brindou a todos, ao ler, com sua bela entonação e mesmo com requintes de intérprete, um clássico de Andersen e uma bela história de Sylvia Orthof", segundo Maribel Moraes Felippe.
Para a professora, "a leitura deve causar no leitor, não necessariamente um ensinamento, mas sim um prazer estético" e os professores, "devem ler obras literárias para seus alunos, devendo fazer, de cada dia letivo, um momento de encontro com a arte da leitura".
Presente na confraria, a professora Maribel destaca que a confrade "salientou a importância da atual literatura infantil brasileira, uma das mais respeitadas do mundo em virtude de possuir forte cunho filosófico, ao contrário dos clássicos, onde prevalece o elemento mágico". Em sua opinião, "apesar de diferentes, ambos são necessários na formação da criança e devem ser utilizados na sala de aula".

Um comentário:

Tia Fê disse...

Cris!

Que bom que nos encontramos! A confraria é uma ótima ideia. Feliz de ter participado em Rio Grande, espero que tenhamos outras vezes a oportunidade de continuar conhecendo teu trabalho.

Abraço de sua humilde fã!


Fernanda Costa (Cabeluda)


http://experienciascabeludas.blogspot.com

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog