segunda-feira, 9 de maio de 2011

Confraria de Autores e Livros





A Vanguardinha, espaço cultural da Livraria Vanguarda dedicado à literatura infantil, realizou, no dia 19 de abril de 2011, o primeiro encontro da Confraria de autores e livros, um encontro de professores das redes pública e privada com pesquisadores da leitura e da literatura.
Com o tema " A arte de ler histórias", a professora Cristina "colocou à disposição dos presentes seu trabalho e sua experiência no incentivo à leitura voltada aos públicos infantil e juvenil" e "como anfitriã do evento, ela brindou a todos, ao ler, com sua bela entonação e mesmo com requintes de intérprete, um clássico de Andersen e uma bela história de Sylvia Orthof", segundo Maribel Moraes Felippe.
Para a professora, "a leitura deve causar no leitor, não necessariamente um ensinamento, mas sim um prazer estético" e os professores, "devem ler obras literárias para seus alunos, devendo fazer, de cada dia letivo, um momento de encontro com a arte da leitura".
Presente na confraria, a professora Maribel destaca que a confrade "salientou a importância da atual literatura infantil brasileira, uma das mais respeitadas do mundo em virtude de possuir forte cunho filosófico, ao contrário dos clássicos, onde prevalece o elemento mágico". Em sua opinião, "apesar de diferentes, ambos são necessários na formação da criança e devem ser utilizados na sala de aula".

Um comentário:

Tia Fê disse...

Cris!

Que bom que nos encontramos! A confraria é uma ótima ideia. Feliz de ter participado em Rio Grande, espero que tenhamos outras vezes a oportunidade de continuar conhecendo teu trabalho.

Abraço de sua humilde fã!


Fernanda Costa (Cabeluda)


http://experienciascabeludas.blogspot.com

Alfabeteando...

Olá, bem vindo!

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler.

Em 2013 concluí pesquisa sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936. O lançamento do livro e sua repercussão estão no Blog. Alguns artigos sobre a pesquisa também. Leia e dê sua opinião.

A novidade, em 2015, foi a inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, um sonho antigo que agora se realiza. Em 2016, o processo de restauro da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro.

Em 2017 estou produzindo a Biografia de João Bez Batti. Através de relatos pessoais nos quais a criançaque João foi é a personagem principal, recosntruo, com narrativas litetárias, seu descobrimento como escultor. Bilíngue (português e italiano) o livro tem data para ser lançado: 11/11/2017.

Abraço

Cristina