terça-feira, 20 de outubro de 2020

Saberes de Graça...


Os saberes que Graça tem...

Cristina Maria Rosa

 

Lendo Saberes literários como saberes docentes, publicado por Graça em outubro de 2004 na Presença Pedagógica, encontrei uma pérola. No excerto a seguir, contemple.

Leia e se delicie... 

 

A literatura nos ensina que os espaços são múltiplos, que a par do geográfico existem o cultural, o mítico, o psíquico. A literatura nos ensina a lidar com o tempo do desejo movendo as páginas e a história para além do tempo do relógio. A literatura nos ensina a conviver com seres insólitos, complexos, intangíveis, em suas relações sofridas, conflituosas, tensas. A literatura nos ensina a captar e interpretar diferentes vozes sociais. A literatura nos ensina a conviver com medos, com clímax e desfechos surpreendentes. É claro que não só a literatura ensina isso e não o faz necessariamente com todos os leitores. Mas, desde Aristóteles, o saber literário é considerado isso mesmo: apenas uma possibilidade. Se, por enquanto, podemos ainda ver a literatura como uma mercadoria de luxo bem embalada para poucos, tentemos concretizar o dia em que ela possa chegar, em sua opulenta diversidade de gêneros, de formas de representação e de mundos construídos, para os professores em formação que a quiserem mais forte e conscientemente atuando em seu trabalho na sala de aula. (PAULINO, Graça, outubro de 2004).

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog