Formação literária e os saberes docentes
Cristina Maria Rosa
Tardif esqueceu,
mas Graça, não.
Nem poderia.
É Graça Paulino, uma das maiores intelectuais brasileiras no campo da leitura literária.
Não,
não é uma das...
É a maior!
Sabia, na essência,
o valor da formação literária como desencadeador das habilidades e talentos de
um professor, com qualquer público e em qualquer situação pedagógica.
Foi a primeira
professora que eu tive, na vida, que valorizou cada pequeno saber meu no campo
pedagógico como aliado a seus imensos saberes literários e docentes.
Obrigada, Graça!
E...
Para que tu não
fiques no ar, imaginando o que teria Graça escrito, recomendo a leitura
de Saberes literários como saberes docentes, elaborado por ela publicado na Presença Pedagógica (v.10 n.59 • set./out. 2004).
Leia o primeiro
parágrafo:
A partir de algumas
ideias do filósofo e sociólogo canadense Maurice Tardif, divulgadas no livro
Saberes docentes e formação profissional (2002), proponho-me neste artigo
tentar demonstrar que o saber literário compõe o conjunto de saberes docentes
ligados ao trabalho cotidiano em sala de aula, mesmo quando esse trabalho não
está diretamente ligado ao ensino de língua e literatura (PAULINO, 2004, p.
04).
Leia também:
ARISTÓTELES.
Poética. Porto Alegre: Globo, 1966.
PAULINO, Graça.
Para que serve a literatura infantil. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v.
5, n. 25, jan/fev 1999, p. 51-58.
TARDIF, Maurice.
Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário