quinta-feira, 10 de maio de 2018

UNATI: uma aula na Livraria Vanguarda


A disciplina Literatura: Contos e Poemas em língua portuguesa, que objetiva abordar o conto e a poesia através de um grupo de autores que escrevem em língua portuguesa, está sendo ofertada a vinte e cinco estudantes da UNATI – Universidade Aberta à Terceira Idade da UFPel.
No dia 08 de maio, terça feira, entre as 15 e as 18 horas, a aula ocorreu na Livraria Vanguarda do Shopping Pelotas. Quem recebeu a turma foi o Gerente, Pablo Rodrigues e a proprietária, Beti Lovatel, que manifestaram alegria pela presença e consideraram o desenvolvimento da aula muito interessante. À noitinha, recebemos uma mensagem da Beti, entusiasmada com a experiência:

“Cris, amei. Muito legal essa iniciativa! Você é muito especial. Tem que repetir. Podíamos fazer isto aberto a comunidade, uma vez no mês ou a cada 45 dias...”

Como foi a aula?
O tema, critérios de escolha de uma obra literária, foi muito bem recebido pelos estudantes que, entre os mais de 40 mil títulos disponíveis nas estantes coloridas e bem organizadas por assuntos, escolherem apenas um título. A professora sugeriu que pensassem em si mesmos ou em presentear alguém com a obra.
Logo depois, com a escolha definida e sentados em um ambiente propício ao diálogo, cada estudante manifestou oralmente as razões de sua escolha ao grupo. Desde conhecimento do autor até tema predileto, muitas foram as palavras utlizadas para convencer aos demais que a escolha estava correta.
Diante desses argumentos, a docente, professora Cristina Rosa, elencou o grupo de critérios que os estudantes utilizaram (autor conhecido, título instigante, tema interessante, endereçamento e gênero literário) e inseriu reflexões acerca do tema critérios de escolha, acrescentando orientações e princípios a serem utilizados quando se opta por um livro para si ou para outrem. Para saber mais sobre esse tema, clique em http://crisalfabetoaparte.blogspot.com.br/2017/07/criterios-de-escolha-e-de-relevancia-de.html?m=1

Um café da tarde partilhado
Após a aula, todos se dirigiram à praça de alimentaçao para compartilhjar um momento de confraternização: um delicioso um café da tarde.
Depois dele, a certeza de que a turma está criando laços de amizade, ampliando seus conhecimentos e manifestando alegria por conviver. Muitos revelaram estar interessados em dar continuidade a seus estudos.
Quem trabalha na disciplina?
Ministrada pela Doutora Cristina Maria Rosa, Docente na Faculdade de Educação da UFPel, a disciplina Literatura: Contos e Poemas em língua portuguesa teve início em abril de 2018 e se estenderá até julho, todas as tardes das terças-feiras, entre as 14 e as 15 horas e trinta minutos. Conta com a monitoria da Petiana Ieda Maria Kurtz de Azevedo e a colaboração da Pedagoga Érica Machado Leopoldo.
O que é a UNATI?
Coordenada pela Doutora Adriana Cavalli, a UNATI Universidade Aberta à Terceira Idade é um Programa de Extensão que se organiza através de cursos não regulares, destinados a promover integração social e educacional, em prol da qualidade de vida da pessoa idosa.
O intuito é a inserção da população de idade superior a 60 anos em disciplinas livres e de livre escolha, convivência com professores e estudantes da Universidade e convivência em grupos. Em atividade desde 2016, a cada semestre, um grupo de ofertas de campos de estudos são lançados, por Edital, na página da instituição (http://portal.ufpel.edu.br/) e os estudantes ou seus familiares podem se  inscrever. Selecionados, passam a frequentar as aulas.

Um comentário:

Adriana Cavalli disse...

Grande iniciativa da professora Cristina em aguçar um pouco mais o interesse literário aos seus alunos. O grupo vai criando laços de amizade e as aulas ficando cada vez mais prazerosas. Parabéns!!!

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog