quarta-feira, 11 de abril de 2018

Contos e Poemas para gostar de ler: UNATI


A disciplina Literatura: Contos e Poemas em língua portuguesa tem como objetivo propor o estudo de  duas expressões literárias – o conto e a poesia – através de um grupo de autores, entre eles, o português José Saramago,  o moçambicano Mia Couto e os brasileiros Mário Quintana e Manoel de Barros. Ao desenvolver o gosto pela leitura literária através da apreciação de produtos de autores em língua portuguesa, a intenção é historicizar, conceituar e diferenciar os dois gêneros literários e desenvolver, entre os estudantes, a capacidade de se ser um mediador de leitura.
Ministrada pela Doutora Cristina Maria Rosa, Docente na Faculdade de Educação da UFPel a vinte e cindo estudantes da UNATI – Universidade Aberta à Terceira Idade –, a disciplina teve início em abril de 2018 e se estenderá até julho, todas as tardes das terças-feiras, entre as 14 e as 15 horas e trinta minutos. Na turma, ainda, a monitoria da Petiana Ieda Kurtz e a colaboração da formanda em Pedagogia Érica Machado Leopoldo.
No programa, esmeradamente preparado para esse público, os temas a serem desenvolvidos são:
1. O que é literatura?
2. Os gêneros literários e seus suportes; livros, jornais, páginas na internet
3. O que é conto?
4. O que é poesia?
5. José Saramago: contos e romances
6. José Saramago: O conto da ilha desconhecida
7. Mia Couto: Contos
8. Mário Quintana: Poemas e Narrativas Poéticas
9. Manoel de Barros: toda a poesia
10. Mediação Literária: o que é e como se faz
11. Conhecendo a Biblioteca Pública Pelotense
12. Lendo Contos no Museu do Doce: Cobras no Laranjal
13. Conhecendo a Livraria: um lugar de livros
14. Lendo Poemas: um Sarau no Mercado Central
15. Convite aos familiares: um Sarau no Museu do Doce
16. Avaliação da disciplina
17. Contos e Poemas: Sarau de encerramento com presença de convidados.

O que é a UNATI?
Coordenada pela Doutora Adriana Cavalli, a UNATI Universidade Aberta à Terceira Idade é um Programa de Extensão que se organiza através de cursos não regulares, destinados a promover integração social e educacional, em prol da qualidade de vida da pessoa idosa.
O intuito é a inserção da população de idade superior a 60 anos em disciplinas livres e de livre escolha, convivência com professores e estudantes da Universidade e convivência em grupos. Em atividade desde 2016, a cada semestre, um grupo de ofertas de campos de estudos são lançados, por Edital, na página da instituição (http://portal.ufpel.edu.br/) e os estudantes ou seus familiares podem se  inscrever. Selecionados, passal a frequentar as aulas.


O processo de inscrição e seleção:
O processo de inscrições, regido por um Edital, destina-se a pessoas com 60 anos ou mais, da comunidade externa à UFPel. A pessoa interessada em participar do processo seletivo deverá realizar sua inscrição, pelo formulário on line, que pode ser acessado na página da UFPel ou pelo telefone (53) 32843992 das 09h às 16h. è neste momento que ocorre a escolha das disciplinas, concentradas em um dia da semana. As disciplinas ofertadas serão gratuitas e disponibilizadas 75 (setenta e cinco) vagas no total, para composição de turmas de no máximo 25 (vinte e cinco) alunos, distribuídos conforme o dia selecionado no ato da inscrição.
Poderá se inscrever qualquer pessoa com 60 anos ou mais no momento da inscrição e as vagas serão preenchidas por ordem da inscrição. O Término das Atividades deste semestre será em 11/07/2018.

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog