quinta-feira, 10 de maio de 2018

Coisa de menina? Eu recomendo...


Ao sugerir mais um livro para os ouvintes do programa Tons e Letras no dia 12/05/2018, escolhi “Coisa de Menina”, de Pri Ferrari.

Editado pela Companhia das Letrinhas e com imagens curiosas e divertidas, é um livro curto para ensinar a pensar à crianças de qualquer idade cronológica.
Na abertura, uma pergunta: O que é coisa de menina?
E as respostas que se seguem, misturam realidade e ficção, em uma linguagem bem aceita pelas crianças.
Quer conhecer uma das respostas à pergunta O que é coisa de menina? Na página 14, a autora responde: “Algumas meninas gostam de escalar montanhas e chegar no pico mais alto do mundo, onde dá até para tocar as nuvens. E, na página 28, outra das respostas: “Já outras meninas são empreendedoras. Elas têm boas ideias, comandam equipes e bolam negócios de sucesso”.
Primeiro livro infantil da autora paulistana, Coisa de Menina foi entregue ao público em 2016 e, desde então, vem obtendo muitos admiradores.
Lá no finalzinho do livro, após as 45 páginas de texto e ilustrações, o leitor depara-se com uma minibiografia da autora. Esse detalhe dá vigor à obra, pois crianças são curiosas a respeito de quem escreve livros. Pertinho da minibiografia, um texto em agradecimento aos que ajudaram Pri Ferrari a transformar seu sonho – publicar – em realidade.
Coisa de Menina foi sucedido, em 2017, pelo livro Coisa de MeninoE é bem interessante ler os dois textos para as meninas e meninos que conhecemos.
Descubra, ao fim deles, o que são coisas de menina e de menino e, tenho certeza, nunca mais esquecerás...
Leia para seus filhos. Leia para seus sobrinhos, netos, alunos, afilhados.
Leia escritores brasileiros!
Leia Pri Ferrari!
E ouça o programa Tons e Letras.
Ele vai ao ar às 7 horas dos sábados, na FM Cultura de Porto Alegre.

Ficha técnica:
Tons & Letras
Locução: Egon Bueno
Produção: Luís Dill
Horário: Sábados, às 07h
Twitter: @fm_cultura
Facebook: fmcultura107.7                       

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog