quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Feliz 16 de novembro de 2017: Patrona da Feira do Livro!

Bom dia a todos! Feliz 16 de novembro de 2017!
Assim dei início a meu pequeno discurso na abertura da Feira do Livro que ocorreu na manhã do dia 16/11/2017 na Escola Adventista de Pelotas. Convidada a ser “Patrona”, fui recebida com admiração, carinho e acolhimento.
Entre minhas responsabilidades, escrever e ler, dialogar e divulgar o livro e a literatura. O fiz com gosto e alegria, partilhei momentos e aprendi muito.
Os estudantes do 6º ao 9º ano que estiveram comigo na manhã dessa quinta-feira se divertiram ao som de “Descobridor dos sete mares”, dos compositores Gilson Mendonça e Miguel de Oliveira Neto, uma das melodias entoada pela Banda da Brigada Militar. Ouça um pouquinho:

Uma luz azul me guia
Com a firmeza e os lampejos do farol
E os recifes lá de cima
Me avisam dos perigos de chegar
Angra dos Reis e Ipanema
Iracema, Itamaracá
Porto Seguro, São Vicente
Braços abertos sempre a esperar
Pois bem, cheguei
Quero ficar bem à vontade
Na verdade eu sou assim
Descobridor dos sete mares
Navegar eu quero...

Foi intenso e gratificante participar da abertura da Feira e conversar com os adolescentes que curiosos, ouviram, perguntaram, riram e revelaram sonhos de escrever e publicar suas próprias histórias.

1º ato: leitura da Minibiografia
A leitura foi realizada pela Coordenadora Pedagógica da Escola.
O texto, fornecido por mim, foi o seguite:

Escritora gaúcha, nascida em Santa Rosa, em 1964, Cristina é filha de um italiano nascido em Villa Franca, um vilarejo pertinho de Torino, ao norte da Itália. Leitor desde sempre, foi o pai que lhe presenteou o primeiro livro, A fada dos Moranguinhos, quando Cristina tinha apenas cinco anos. A mãe da escritora é descendente de alemães e italianos em igual medida e sempre gostou muito de ler. Quando menina, seu sonho era ser professora de geografia.
Apesar dessa ascendência, Cristina faz questão de se apresentar como uma típica brasileira: gosta do léxico e da semântica da língua portuguesa e seus autores prediletos são brasileiros, embora abra uma exceção para José Saramago. O conto da ilha desconhecida, desse escritor, é um de seus textos prediletos e quando presenteia alguém que não é criança, esse é o escolhido. Quando o presenteado é criança, ela escolhe os livros da Eva Furnari ou os infantis do Erico Verissimo. Às vezes, Monteiro Lobato. As invenções desses outros escritores lhe encantam.
 Desde criança, Cristina é professora. Quando menina, pulava o muro e ia receber as crianças da escola pública municipal que ficava ao lado da sua casa. Brincadeiras de roda, primeiro, e um convite para cuidar do “Jardim de infância”, depois, a tornaram professora aos oito anos.
De manhã, estudava.
À tarde, brincava de professora.
Era brincadeira, mas ela levou a sério.
Atualmente, ensina a gostar de ler na Universidade Federal de Pelotas. Suas alunas e alunos serão professores de crianças e, por isso, Cristina busca torná-los apreciadores de autores de bons livros.
Gosta, e muito, de inventar a partir de episódios corriqueiros, que acontecem bem pertinho dela. Por isso, às vezes, fica parecendo distraída. Na verdade, está prestando atenção em outras coisas, ouvindo palavras sendo ditas pertinho e tramando como colocá-las na tela do computador.
Não raro, anota em uns bilhetinhos tudo que ouviu...
Logo que chega a seu escritório, vai passando tudo o que está nos bilhetinhos para a tela. E aproveita para inventar mais um pouquinho, que literatura não é cópia do real...
Quando está pronto o conto ou poema, envia para os personagens ali retratados, um de seus prazeres. Envia pelo celular ou por e-mail. Se a pessoa que recebe não conhece nem usa essas tecnologias, a escritora imprime o texto e, em um envelope colorido, entrega em mãos para a pessoa.
E diz que é presente.
Depois, curiosa, aguarda as palavras da pessoa presenteada.
Se as pessoas respondem?
Sempre.
É autora dos infantis De arqueologias e de avôs (2005); Luíza (2007) e Cobras no Laranjal (2009). Publicou Um alfabeto à parte: biobibliografia de Pedro Rubens de Freitas Wayne em 2009. Organizou as obras Alfabetização e Cidadania: o inverso do espelho na educação de jovens e adultos (2002); Jovens e Adultos na Escola: Aprendendo a ler o mundo e a palavra (2005); Leituras: Clássicos e Modernos (2006); Educação Inclusiva: Textos e Glossário (2006); Das Leituras ao Letramento Literário (2009); Escritas, Leitores e História da Leitura (2012) e A Velha, a Mosca e a Narrativa (2013).

Nos últimos anos, Cristina está se dedicando a livros digitais ilustrados. Os que já estão disponíveis são: Irmãzinha de Estimação, Frederico, o príncipe, As três Dulces, Frederico e seus bichos de estimação, A volta de Orestes, o cachorro do príncipe Frederico, Amanda, Sílvia, a rainha mãe de Frederico, A fome da água, Listas incríveis, malucas, e inventadas de A à Zebra, Era uma vez, Joaquim, Gabriela e Quintal ao lado.  Para ter acesso a eles, escreva ao e-mail cris@ufpel.tche.br e solicite.

2º ato: ler e conversar
No diálogo com os adolescentes, 6º e 7º ano primeiro. Depois, 8º e 9º ano.
Com leituras de contos enviados com antecedência à escola, foi possível conhecver o que cada um dos presentes pensa da escrita literária.
Foi uma delícia o dia 16 de novembro!

Um comentário:

Unknown disse...

Tu sei brillante!Ho tanto orgoglio di essere tua sorella!!!

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog