quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Sala de Leitura Erico Verissimo: uma realidade



Em 17 de dezembro de 2015 inauguramos a tão sonhada Sala de Leitura na FaE/UFPel. O nome foi escolhido em homenagem ao escritor gaúcho Erico Verissimo e o dia coincidiu com o de seu nascimento.
Nas fotos, dois ângulos da sala: o local de leitura e a estante com um dos acervos, o que que ficará exposto mensalmente (uma das primeiras micropolíticas de leitura.


A recepção aos convidados foi nos corredores em frente à sala: lá, organizamos uma sala de estar e uma exposição com a história do grupo de leitura. Estiveram presentes as diretoras da FaE, Lúcia Peres e Lígia Carlos e a Drª Maria Cecília Loréa Leite represetnado a Administração da UFPel.

A exposição de banners relatando a história do grupo de leitura - que iniciou atividades em 2004 - foi um dos pontos importantes da inauguração da sala. Ali, todos os estudantes que participaram nestes 12 anos de atividades, puderam perceber a importância de seu trabalho no grupo e em grupo. Os banners integram os acervos da sala, registrando sua história, intenções e realizações. Na foto à direita, mais um dos ambientes da sala de leitura: o espaço de consulta ao acervo que está inserido em uma Minibiblio.


Um show de Flauta Transversa, com Daniel Stepansky tornou ainda mais agradável a manhã de quinta-feira. Daniel, a convite da Coordenação, executou obras brasileiras, especilamente os clássicos Villa Lobos e Tom Jobim.





A sala possui seis acervos,disponíveis para leitura no local, um ambiente agradável e propício à leitura. :
1. Clássicos (Literatura Universal e Literatura para crianças);
2. Modernos para crianças;
3. Acervo 2015 PNBE para adolescentes;
4. Gibis;
5. Teoria Literária;
6. Banners com a história do grupo de leitura.

A sala de leitura também será responsável por micropolíticas de leitura, ou seja, iniciativas com o intuito de dialogar sobre a leitura literária e a formação de leitores. A primeira dela ocorrerá em fevereiro: o II Curso de Medidores em Leitura Literária. É um evento gratuito destinado a professores e demais interessados e ocorrerá nas dependências da sala e em salas anexas.

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Olá, bem vindo!

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler.

Em 2013 concluí pesquisa sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936. O lançamento do livro e sua repercussão estão no Blog. Alguns artigos sobre a pesquisa também. Leia e dê sua opinião.

A novidade, em 2015, foi a inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, um sonho antigo que agora se realiza. Em 2016, o processo de restauro da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro.

Em 2017 estou produzindo a Biografia de João Bez Batti. Através de relatos pessoais nos quais a criançaque João foi é a personagem principal, recosntruo, com narrativas litetárias, seu descobrimento como escultor. Bilíngue (português e italiano) o livro tem data para ser lançado: 11/11/2017.

Abraço

Cristina