domingo, 29 de setembro de 2013

Lançamento de livro "Onde está Meu ABC de Erico Verissimo?"

     O Abecedário Meu ABC foi escrito por Erico Verissimo e inserido em uma coleção, a Biblioteca de Nanquinote. Ilustrado por Ernst Zeuner e publicado pela Editora Globo  entre 1936 e 1939 com uma tiragem final de 27.500 exemplares, ele desapareceu dos acervos. Ao lado, a autora com o único exemplar encontrado durante a pesquisa. Em formato paisagem, medindo 19x27 cm, possui capa cartonada, guardas ilustradas com motivos infantis, lombada em tecido e 32 páginas de miolo. Nelas, 25 letras do alfabeto.

         No livro, fruto de pesquisa realizada durante estágio pós-doutoral na FaE/UFMG sob orientação da Drª Graça Paulino, a autora revela onde está o exemplar fotografado, apresenta os vínculos do Abecedário com a História da Alfabetização no Brasil e revela os Protocolos de Leitura utilizados por Erico Verissimo para “inventar” uma infância: urbana, inteligente, leitora.
Lançamento: 15/11/2013
Feira do Livro.Pelotas, RS.

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog