terça-feira, 3 de setembro de 2013

Jornada de Literatura 2013

       

Na 15ª Jornada de Literatura, em Passo Fundo, conheci a Margarida Botelho, escritora portuguesa do belíssimo "Os lugares de Maria". Na foto ao lado, sábado pela manhã, antes da palestra final do 2º Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil "Leituras Jovens e Mercado: Demandas e Tendências".



Essa a meu lado é Eva Furnari,
minha escritora de literatura para crianças predileta.
Foi muita emoção pedir seu autógrafo,
conversar um pouquinho com  ela
e dizer que admiro e acompanho seu trabalho.
O livro em minhas mão é seu último: Listas Fabulosas!


Essa na Mesa "A voz dos Ilustradores" é a Rosinha.
Ela tem mais de 80 livros publicados e é uma ilustradora de mão cheia.
Nos contou que sua família é de pessoas muito talentosas: costureiras, bordadeiras, entalhadores e, claro, ilustradores.
Foi bom demais conhecê-la e receber o autógrafo em seu mais novo trabalho: "Coleção Palavra Rimada com Imagem", na qual recontou e encartou cordéis.
No dia 29/08 pude conhecer a Christine Röhrig,
uma mulher incrível que, recentemente,
traduziu do alemão os Contos originais dos Irmãos Grimm.
Editada pela CosacNaify, a obra foi lançada no final de 2012,
em homenagem aos 200 anos da primeira publicação
de Jacob e Wilhelm Grimm.
A obra possui 156 contos distribuídos em dois tomos:
o primeiro com 86 contos e o segundo com 70.
São 666 páginas de pura emoção! 

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog