terça-feira, 3 de setembro de 2013

Jornada de Literatura 2013

       

Na 15ª Jornada de Literatura, em Passo Fundo, conheci a Margarida Botelho, escritora portuguesa do belíssimo "Os lugares de Maria". Na foto ao lado, sábado pela manhã, antes da palestra final do 2º Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil "Leituras Jovens e Mercado: Demandas e Tendências".



Essa a meu lado é Eva Furnari,
minha escritora de literatura para crianças predileta.
Foi muita emoção pedir seu autógrafo,
conversar um pouquinho com  ela
e dizer que admiro e acompanho seu trabalho.
O livro em minhas mão é seu último: Listas Fabulosas!


Essa na Mesa "A voz dos Ilustradores" é a Rosinha.
Ela tem mais de 80 livros publicados e é uma ilustradora de mão cheia.
Nos contou que sua família é de pessoas muito talentosas: costureiras, bordadeiras, entalhadores e, claro, ilustradores.
Foi bom demais conhecê-la e receber o autógrafo em seu mais novo trabalho: "Coleção Palavra Rimada com Imagem", na qual recontou e encartou cordéis.
No dia 29/08 pude conhecer a Christine Röhrig,
uma mulher incrível que, recentemente,
traduziu do alemão os Contos originais dos Irmãos Grimm.
Editada pela CosacNaify, a obra foi lançada no final de 2012,
em homenagem aos 200 anos da primeira publicação
de Jacob e Wilhelm Grimm.
A obra possui 156 contos distribuídos em dois tomos:
o primeiro com 86 contos e o segundo com 70.
São 666 páginas de pura emoção! 

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Olá, bem vindo!

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler.

Em 2013 concluí pesquisa sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936. O lançamento do livro e sua repercussão estão no Blog. Alguns artigos sobre a pesquisa também. Leia e dê sua opinião.

A novidade, em 2015, foi a inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, um sonho antigo que agora se realiza. Em 2016, o processo de restauro da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro.

Em 2017 estou produzindo a Biografia de João Bez Batti. Através de relatos pessoais nos quais a criançaque João foi é a personagem principal, recosntruo, com narrativas litetárias, seu descobrimento como escultor. Bilíngue (português e italiano) o livro tem data para ser lançado: 11/11/2017.

Abraço

Cristina