terça-feira, 10 de maio de 2022

Palavras que me definem

 

Imagem: Felipe da Silva Rodrigues

Convidar, oportunizar, organizar e realizar: palavras que me definem

Cristina Maria Rosa


Sábado fomos a Porto Alegre.

Eu amo Porto Alegre!

Convidei meus orientandos. Alunos e ex-alunos que, empolgados por meus relatos e descrições de lugares que admiro e preservo na capital, se convenceram e me acompanharam.

Oportunizei a eles andar pelas ruas que gosto, ver as imagens que sempre retomo, colher para seus celulares as memórias de um amanhecer, de um museu, um espetáculo na Casa de Cultura Mario Quintana, um entardecer na orla. Reunir nas impressões e marcas que ficam, odores e sabores que só lá em Porto Alegre existem...

Organizei a viagem de modo a que muitos pudessem ir.

Convidei, oportunizei, organizei.

E...

Sábado, 07 de maio de 2022, realizei mais este sonho.

Tornei realidade um modo muito particular de viver a Universidade: repartir a criação e a riqueza intelectual.

Aprendi com um grande já pensava assim...

"Importante é encontrar a magia que existe nas coisas, na vida. Do contrário, seria apenas um testemunho visual de um fenômeno ao alcance de qualquer um" Iberê Camargo.

 

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog