terça-feira, 17 de maio de 2022

Escuta protegida: o programa em Pelotas, RS

Jornada Estadual da Escuta Protegida: Seminário Região Sul

Cristina Maria Rosa


Na sexta-feira, dia 20 de maio, vamos nos reunir para conhecer, atualizar, discutir e plubicizar a Lei 13.431/17 que trata da aplicabilidade do depoimento especial quando há necessidade de testemunho de crianças e adolescentes.


PROGRAMA

8h 30 – Recepção/ Conferência de cadastro

9h – Mesa de Abertura: Reitoria da UFPel e do IFSul, autoridades do executivo, legislativo e judiciário.

9h 45 - Leitura Literária, por Cristina Maria Rosa (Pedagoga, Doutora em Educação, Docente na FaE/UFPel).

10h - Concepções de uma infância livre de violências: A lei da Escuta Protegida, por Maria do Rosário Nunes (Professora, Doutora em Ciências Políticas pela UFRGS, coordenadora da Frente Parlamentar no Congresso Nacional e autora da Lei 13.431/2017) e Rogério Costa Wurdig (Doutor em educação com experiência em formação de professores e temas da infância), com mediação de Luciane Almeida.

10h 40 - O papel da Rede de Atendimento no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, por Leticia Galery Medeiros (Psicóloga do IFSul, especialista em psicologia da saúde, mestre em psicologia clínica e doutora em saúde e comportamento), Iya Sandrali de Campos Bueno (Educadora, psicóloga, especialista em criminologia, ativista social, coordenadora de formação do Movimento Negro Unificado do RS) e Carmem Viegas (Enfermeira, coordenadora da Rede Materno Infantojuvenil de Pelotas e responsável pela implantação do CRAI no município), com mediação de Douglas Butzke.

14h - O papel do Sistema de Garantia de Direitos no atendimento de crianças vítimas de violências, por Mônica Facio (professora, filósofa, psicopedagoga clínica e institucional e mestre em desenvolvimento regional, autora do Programa Meninas Cidadãs) e Lisiane Mattarredona (Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente e representante do DECA - Divisão Especial da Criança e do Adolescente do RS), com mediação de Ronaldo Quadrado

15h 30minutos: A implantação da Lei da Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017) passo-a-passo, por Luciara Robe da Silveira (Promotora da Infância e Juventude de Pelotas) com mediação de Professora Rita Medeiros.

17h - Encerramento

 

Quando e onde?

20/05 – Sexta-feira – 8h 30 às 17h

Auditório CEHUS l UFPel

Rua Alberto Rosa, número 153.


Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog