terça-feira, 3 de setembro de 2019

Reinações de Monteiro Lobato: eu recomendo...


Reinações de Monteiro Lobato: uma biografia.

Cristina Maria Rosa
03/09/2019

Olá, ouvintes do programa Tons e Letras.
Hoje recomendo um mapa.
Sim. Um mapa.
Um mapa para ler Lobato.
Recém chegado às livrarias, “Reinações de Monteiro Lobato: uma biografia”, de Marisa Lajolo e Lilia Moritz Schwartcz é um livro que funciona como guia para conhecer e entender o escritor e seu tempo.
Repleto de imagens, recortes de jornais, aquarelas, desenhos, capas de primeiras edições e mais uma infinidade de informações sobre a vida desse interessante, curioso e prolixo escritor, é um presente para quem deseja saber mais antes de se aventurar em sua obra, tão mencionada, mas pouco lida nas escolas brasileiras.
O curioso em “Reinações de Monteiro Lobato: uma biografia”, é uma declaração à página 55: “Mas, se as crianças gostavam muito de meus livros, alguns educadores não gostavam”.
Considerados perigosos por alguns professores da época – os interessantes anos 30 do século XX – a ponto de alguns colégios queimarem seus livros, histórias serem proibidas e jornais de paróquias avisarem a seus crentes que o Livro “História do mundo para crianças” era péssimo e não poderia ser lido por ninguém, as crianças continuaram a ler e amar as personagens criadas por Lobato.
A parceria entre Marisa e Lilia oportunizou a criação de uma autobiografia nunca escrita por Lobato e, no curso da leitura, sua voz vai tomando conta do texto. Que delícia!
Impresso pela Companhia das Letrinhas, “Reinações de Monteiro Lobato: uma biografia” é a obra que recomendo hoje.
Leia Lobato, depois de ler sua “biografia”. A obra é repleta de conexões com nosso tempo, o século XXI, o que lhe confere ares de clássico da literatura brasileira.
Leia para seus filhos, sobrinhos, netos, alunos, afilhados, amores.
E ouça o programa Tons e Letras.
Ele vai ao ar aos sábados, às 12 horas, na FM Cultura de Porto Alegre.
Ficha técnica:
Tons & Letras
Locução: Egon Bueno
Produção: Luís Dill
Horário: Sábados, 12 horas.
Twitter: @fm_cultura
Face book: fmcultura107.7

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog