terça-feira, 9 de julho de 2019

Tesouro de Pano: eu recomendo...


Tesouro de Pano
Um livro de Luis Dill

Convidada a sugerir mais um livro aos ouvintes do Programa Tons e Letras, da FM Cultura de Porto Alegre, em julho de 2019, escolhi Tesouro de Pano, de Luis Dill.
Esse livro conheci mais recentemente, embora tenha já uma longa história na biobibliografia de Luis Dill.
Ao ler fragmentos dele em minhas sala de aula – a primeira vez para uma turma de calouros da Licenciatura em Pedagogia (Faculdade de Educação da UFPel) e a segunda, na disciplina de Literatura, para alunos da UNAPI – Universidade Aberta a Pessoas Idosas, no dia 26 de junho , pude ver o impacto da escrita de Dill entre um grupo maior de ouvintes.
Interrompi a leitura em um momento de suspense da trama – que intitulei "conto longo ou novela curta" por causa de suas 40 páginas muito bem escritas –. Todos reclamaram. Mas aguardaram uma semana para conhecer seu desfecho, o que ocorreu no dia 03 de julho, uma quarta feira fria e muito emocionante.
Dessa vez, a leitura ocorreu na Livraria Vanguarda, em um programa dedicado a Leitores 60 + E foi um encantamento geral. Após o impacto, todos aplaudiram Luis Dill e uma de minhas ouvintes concluiu: 
– Isso é um escritor!
Quer conhecer Tesouro de Pano?
Leia um fragmento e apaixone-se por essa narrativa repleta de emoções genuínas e familiares a todos nós:

“Montes de coisas para jogar fora, Gabriela pensou diante do sótão cheio do que sua mãe chamava de “impressionante coleção de cacarecos”. Cadeiras, armários, louças, colchões, pilhas de revistas, jornais, livros, fotografias, até mesmo uma penteadeira muito antiga com o espelho partido, além do mofo agarrado no ar. Tudo coberto por amadas e mais camadas do pó acumulado durante anos de esquecimento e abandono. É, deve ser assim mesmo, Gabriela imaginou. A gente só enterra a pessoa. As tralhas dela ficam e, se ninguém cuida, pegam sujeira ou viram lixo, concluiu. De todas as peças espremidas ate quase o teto, a que mais lhe chamou a atenção foi o baú de madeira enegrecida. Parecia saído das histórias de piratas: grande, quadrado, a tampa côncava e um cadeado grosso mantendo ali dentro fabuloso tesouro. Teve vontade de se aproximar, espiar seu interior, mas continuou parada. Faltou coragem de entrar no local. Não era medo de escuro ou algo assim. Na verdade, temia encostar o vestido novo em toda aquela poeira. Havia incomodado a mãe durante dias para compra-lo na loja mais cara do shopping: mãe, por favor, olha só, dá uma olhadinha, é lindo, fala a verdade, mãe, tô apaixonada, ai, mãezinha, por favor, por favor, prometo fazer todos os temas, tomar banho e escovar os dentes sem reclamar, por favor, mãezinha, compra, por favor, fica como presente de aniversario, fica como presente de Natal, por favor, mãezinha. Dias pedindo até conseguir. Imagina se eu me sujo? Ela vai ficar furiosa, capaz de cortar a minha mesada. Achou melhor voltar para baixo onde todos esperavam a bisa morrer (DILL, 2009, p. 9-11).

Impressa e distribuída pela Editora Dulcinéia em 2009, Tesouro de Pano é a obra literária que recomendo hoje. Foi escrita pelo Luis Dill, esse talentoso escritor do sul do Brasil que, com suas narrativas e segredos revelados, a cada dia conquista um maior grupo de leitores.
Leia para seus filhos. Leia para seus sobrinhos, netos, alunos, afilhados. Leia Tesouro de Pano. E, depois, diga se não tenho bons motivos para recomendar essa obra.
E ouça o programa Tons e Letras. Ele vai ao ar aos sábados, às 12 horas, na FM Cultura de Porto Alegre.

Ficha técnica:
Tons & Letras
Locução: Egon Bueno
Produção: Luís Dill
Horário: Sábados, 12 horas.
Twitter: @fm_cultura
Face book: fmcultura107.7


Um comentário:

Carlos disse...

Gostei muito de ter escutado com a destreza e originalidade que lhe é peculiar.👍

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog