quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Sanguíneo: cartões postais para João Bez Batti

Para comemorar meu encontro com o escultor João Bez Batti, em julho de 2016, criei um grupo de cartões postais intitulado Sanguíneo. Segundo João, é o tipo mais raro de basalto, o mais intenso, o mais duro.
As imagens de seu atelier, nos Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves, e de seu trabalho como “encantador do basalto”, tornaram mais intensas e repletas de emoção as palavras por mim escritas nesse grupo de cartões postais.
Como um apaixonamento – por um personagem, uma história de vida, uma quantidade imensa de obras produzidas a partir da pedra – entrego meus relatos de emoção.
Por escrito.

Ao presenteá-lo com os cartões e perceber a repercussão que estes textos causaram em sua memória mais remota – a da infância – dei início a um projeto que intitulei João Bez Batti: Biografia. Estou trabalhando neste projeto desde julho de 2016 e intenciono concluí-lo em novembro de 2017, mais precisamente em 11 de novembro, dia de seu aniversário.
A coleção de cartões postais estará disponível a partir dessa data, bem como a biografia do escultor. As imagens ao lado são uma palhinha, um seixo que, rolando, ganha forma.

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Olá, bem vindo!

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler.

Em 2013 concluí pesquisa sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936. O lançamento do livro e sua repercussão estão no Blog. Alguns artigos sobre a pesquisa também. Leia e dê sua opinião.

A novidade, em 2015, foi a inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, um sonho antigo que agora se realiza. Em 2016, o processo de restauro da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro.

Em 2017 estou produzindo a Biografia de João Bez Batti. Através de relatos pessoais nos quais a criançaque João foi é a personagem principal, recosntruo, com narrativas litetárias, seu descobrimento como escultor. Bilíngue (português e italiano) o livro tem data para ser lançado: 11/11/2017.

Abraço

Cristina