quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Ode às Aranhas

Meu presente de Natal para os amigos e amigas é um pequeninho livro digital.
O nome? Ode às Aranhas.

Mas todo livro tem uma história.
E essa quase sempre é a parte que eu mais gosto.
Vou contar...

Ao ler Qorpo Santo diabos e fúrias, de Luís Dill, encontrei um singelo e terno poema do José Joaquim de Campos Leão, precursor da poesia moderna, segundo Alvaro Moreira (As amargas não... Lembranças. Porto Alegre, IEL, 1989).
Enviei aos amigos por WhatsApp.
Muitos responderam elogiando. O autor, obviamente. E o poema. E perguntando, logo depois: quem é ele?
Um desses amigos, Luis Carlos Vaz, escreveu: "Que maravilha... Vou fazer uma foto para ilustrar isso..."
E um dia depois, enviou a foto.
Eu precisava de um só poema para os presentes de Natal. Resolvi unir esses amigos - Dill e Vaz -
e criei Ode às aranhas.
É presente.
De natal.
Para ti.
Da Cris.
Bom Natal 2016!


Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Olá, bem vindo!

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler.

Em 2013 concluí pesquisa sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936. O lançamento do livro e sua repercussão estão no Blog. Alguns artigos sobre a pesquisa também. Leia e dê sua opinião.

A novidade, em 2015, foi a inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, um sonho antigo que agora se realiza. Em 2016, o processo de restauro da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro.

Em 2017 estou produzindo a Biografia de João Bez Batti. Através de relatos pessoais nos quais a criançaque João foi é a personagem principal, recosntruo, com narrativas litetárias, seu descobrimento como escultor. Bilíngue (português e italiano) o livro tem data para ser lançado: 11/11/2017.

Abraço

Cristina