quarta-feira, 1 de junho de 2016

Recomendo Lulu, de Fabrício Carpinejar

Convidada a recomendar mais um livro para os ouvintes do programa Tons e Letras, produzido e apresentado pelo Luis Dill, na Rádio FM Cultura de Porto Alegre, escolhi Lulu, de Fabrício Carpinejar. Em seu programa, Dill oferece ao público, informações do universo literário. Assim, autores, editores, tradutores, ilustradores, leitores, além de entrevistas aprofundadas são sua “matéria” semanal.
Por que Lulu? Do que trata este livro? Quem é Fabrício Carpinejar?
O irreverente e culto poeta, cronista, jornalista e professor Fabrício Carpinejar é o autor, de muitos textos, entre eles, esse delicado e pungente livro que tem como tema a surdez.
E o que é Pungente?
É algo que tem a ponta rígida e aguçada, capaz de ferir, perfurando. Pungente é o que provoca dor viva, aguda, penetrante, cáustica; lancinante.
Sim. Lulu é pungente.
E delicado.
Como quando Carpinejar informa:
- “Lulu não escuta os galhos cerzindo casacos de frutas”.
Ou quando Carpinejar fere:
- “Lulu não escuta o barulho do estômago. O batimento cardíaco”.
Ilustrado por Serena Riglietti e editado pela Edelbra em 2014, Lulu é um livro que não pode faltar entre os que teus filhos, avós, pais e amigos indicam como possuidor de duas das maiores qualidades da literatura que permanece, que é clássica, que nos conforma como humanos: a emoção e o pensamento.
Em um dos momentos delicados, Carpinejar escreve:
- “Lulu não escuta o que é baixo, o que é discreto, o que é suave, não escuta a vida formigando.”
E arrebata:
“Sua mãe passou a não escutar também, para não mostrar vantagem, para não mostrar superioridade, para domar o medo.”
Não tenha medo de se emocionar.
Leia os poetas gaúchos.
Leia Fabrício Carpinejar.
E leia Lulu, para todos de tua família.

Ficha técnica:
Tons & Letras
Apresentação: Luís Dill
Produção: Luís Dill
Horário: Sábados, às 11h
Twitter: @fm_cultura
Facebook: fmcultura107.7
Contato: programacao@fmcultura.com.br

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Olá, bem vindo!

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler.

Em 2013 concluí pesquisa sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936. O lançamento do livro e sua repercussão estão no Blog. Alguns artigos sobre a pesquisa também. Leia e dê sua opinião.

A novidade, em 2015, foi a inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, um sonho antigo que agora se realiza. Em 2016, o processo de restauro da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro.

Em 2017 estou produzindo a Biografia de João Bez Batti. Através de relatos pessoais nos quais a criançaque João foi é a personagem principal, recosntruo, com narrativas litetárias, seu descobrimento como escultor. Bilíngue (português e italiano) o livro tem data para ser lançado: 11/11/2017.

Abraço

Cristina