quarta-feira, 1 de junho de 2016

Biblioteca na Escola: aprendendo a fazer

 A Sala de Leitura Erico Verissimo (FaE/UFPel) com o apoio do PET/Educação criou o Projeto de Recuperação do Espaço Interno da Biblioteca na Escola  Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow, que está localizada no Bairro Fragata.
Com a coordenação da Drª. Cristina Maria Rosa e contando com a presença intensa dos estudantes Alex Nunes, Cinara Postinger, Érica Macleo, Ieda Kurtz, Gabriela Leal, Maiara Kath Kringel, Priscila Brock Barbosa, Rafaela Engrácio, Rafaela Camargo, Roberlânia Moura, Tamires Jara Goulart e Tamires Machado (dos cursos de Letras e Pedagogia da UFPel), o trabalho começou em abril de 2016.
O primeiro dia na escola foi doze de abril. Fomos recebidos pela Direção da escola, representada pela professora Roberta Bohns e, desde então, estamos interessados em produzir um espaço adequado, agradável e de intenso uso para crianças, adolescentes e professores: uma Biblioteca!
Mas, o que é uma biblioteca escolar? Acredito que uma biblioteca é um espaço destinado a políticas de leitura e estas podem ser entendidas como atitudes, atividades e repertório capaz de sustentar processos de acesso, uso, fruição e trocas relativas ao artefato mais importante de nossa cultura escrita – o livro. Único espaço que não pode faltar em uma escola (ROSA, 2016), a biblioteca pode e deve ter diferenciados acervos e, necessariamente, políticas de uso e fruição dos livros e de outros suportes que podem ser considerados a cada nova geração ou tempo. 














Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Olá, bem vindo!

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler.

Em 2013 concluí pesquisa sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936. O lançamento do livro e sua repercussão estão no Blog. Alguns artigos sobre a pesquisa também. Leia e dê sua opinião.

A novidade, em 2015, foi a inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, um sonho antigo que agora se realiza. Em 2016, o processo de restauro da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro.

Em 2017 estou produzindo a Biografia de João Bez Batti. Através de relatos pessoais nos quais a criançaque João foi é a personagem principal, recosntruo, com narrativas litetárias, seu descobrimento como escultor. Bilíngue (português e italiano) o livro tem data para ser lançado: 11/11/2017.

Abraço

Cristina

Arquivo do blog