sábado, 2 de abril de 2016

Roteiro para Estágio: A EJA e a Leitura

Uma de minhas primeiras indicações quando se adentra a uma nova sala de aula é conhecer o grupo com o qual desenvolveremos, por um período, um trabalho pedagógico. Para tal, criei um roteiro que, penso, insere e professor no grupo e, ao mesmo tempo, o direciona para o que e quando ler a seus alunos.
Este roteiro - especial para a Educação de Jovens e Adultos - tem alguns pontos que são: o perfil dos estudantes que integram aquela sala, as práticas sociais de leitura que eles já tem ou tiveram no passado, a memória de leitura e o que apreciam quando o assunto é leitura.
Observe o grupo de questões que organizei. Compondo as respostas a essas questões, tu tens um grupo de informações preciosas. A partir desse momento, podes definir os melhores textos, autores e gêneros a serem ofertados a eles. O compromisso é do professor. Ele é que deve oferecer um contato profícuo e relevante do estudante com a literatura. Mesmo que el tenha tido outras experiências, cabe ao professor ampliar, qualificar e aprofundar os novos laços com as manifestações artísticas de nossa língua. Bom trabalho!


Perfil dos estudantes
São jovens? Adultos jovens? Idosos, É uma turma mista?
A maioria é mulheres? Homens?
Quais suas idades?
Quais as experiências que tem de escola?
Sabem ler?
Se sim, o que gostam de ler?

Contato com a leitura
Eles leem em casa? No trabalho? No ônibus? Nas ruas? Na igreja? No CTG ou em outro local de cultura que frequentam? Tem alguma experiência de leitura? São analfabetos? São alfabetizados funcionalmente?

Lembranças 
Lembram ou gostam de ouvir alguma leitura? Qual? Lembram de ter ouvido algo que os impressionou? Onde? O que era? (Exemplo, uma poesia quando iam passando pelo mercado central, um desafio no CTG, uma música no calçadão...)

O que apreciam?
Gostam de causos? Quais os que conhecem?
Gostam de músicas? Quais as que conhecem?
Gostam de jornais? Quais os que conhecem?
Gostam de revistas? Livros? Sabem informar qual?

O entorno
Conhecem Bibliotecas? Quais? Já foram a alguma?
Conhecem Livrarias? Quais? Frequentam?
Conhecem a Feira do Livro? Já foram? 
Conhecem sebos? Quais? O que foram buscar lá?

Desejo:
O que gostariam que tu, professor, lesse para eles?

Lembre: podes ler o que eles gostam, mas tens de apresentar a literatura para eles. Esse é o ponto que une o estudo sobre literatura e o trabalho pedagógico. O pedagogo tem como compromisso ofertar os melhores textos, autores e gêneros literários que conhece para seus alunos e continuar a buscar novos e melhores, a cada dia.
Dúvidas? Escreva!


Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Olá, bem vindo!

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler.

Em 2013 concluí pesquisa sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936. O lançamento do livro e sua repercussão estão no Blog. Alguns artigos sobre a pesquisa também. Leia e dê sua opinião.

A novidade, em 2015, foi a inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, um sonho antigo que agora se realiza. Em 2016, o processo de restauro da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro.

Em 2017 estou produzindo a Biografia de João Bez Batti. Através de relatos pessoais nos quais a criançaque João foi é a personagem principal, recosntruo, com narrativas litetárias, seu descobrimento como escultor. Bilíngue (português e italiano) o livro tem data para ser lançado: 11/11/2017.

Abraço

Cristina