quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A fome da Água: um conto ilustrado



Cristina Maria Rosa
Bons contatos com o mundo da leitura literária necessitam de planejamento, conhecimento, disponibilidade e reconhecimento de que a escola é um bem público ao qual todas as crianças têm acesso garantido por lei. Nela, no entanto, nem todas aprendem a gostar de ler, o que é, de algum modo, uma sonegação de direitos.
Tendo como pano de fundo que a tarefa primordial da escola é inserir crianças no mundo da leitura e que esta inserção deve integrar o cotidiano[1], ter efeito duradouro, a proposição, iniciada em 2013 com um grupo de professoras no sul do Rio Grande do Sul, foi estabelecer um vínculo imediato entre autor e mediador; incentivar o mediador a ler em voz alta para seus alunos; gerar efeito duradouro da literatura com a presença do autor na escola e; produzir um resultado integrado, representado pela produção de um e-book com o trabalho integrado de escritor, professor e crianças.
Inspirada nos princípios da pesquisa qualitativa (LÜDKE e ANDRÉ, 1986) – os procedimentos desenvolvidos foram:
a) contato com os mediadores via correio eletrônico, convidando-os ao projeto;
b) envio de três narrativas infantis para que o professor escolhesse, a partir de seus critérios, o mais adequado para suas crianças;
c) leitura da narrativa escolhida pelo mediador às crianças e a ilustração da narrativa pelas crianças;
d) visita do autor à escola;
e) edição de texto e inserção das imagens produzindo um livro em mídia digital;
f) impressão de um banner com o novo formato para retorno do conto ilustrado à escola.
Tendo como produto livros em mídia digital, contou com o trabalho de professoras leitoras – as mediadoras – com as ilustrações de crianças de três a doze anos e com o trabalho do escritor que deu novo tratamento ao texto e as imagens, mesclando-os. Os resultados indicam que a proposição atingiu seus propósitos – gerar efeito duradouro da literatura integrando escritor/professor/crianças – e pode ser generalizada.
Um dos contos enviados foi A fome da águaque aborda, de maneira metafórica, o afogamento de um menino em sua piscina, em casa. Salvo, ele aprende que a água invade espaços. Importante ressaltar que a participação das crianças – ilustradoras das narrativas escolhidas como representativas do projeto, ocorreu de acordo com o trabalho desenvolvido pelas professoras. A fome da água, conto que foi ilustrado por crianças de um segundo ano (entre oito e onze anos) de uma EEEF em um bairro periférico da cidade de Pelotas, no ano de 2015, está disponível online. Se quiseres conhecê-lo na íntegra, solicite por e-mail: cris.rosa.ufpel@hotmail.com




[1] Cotidiano é aquilo que nos é dado cada dia, o que nos cabe em partilha, aquilo que nos prende intimamente ou uma história a caminho de nós mesmos, os professores foram convidados a pensar sobre os acontecimentos do dia-a-dia, rotineiros, que podem ser significados pelas pessoas a partir de seus hábitos, nos rituais que celebram no recinto doméstico ou na sala de aula, como invenções dos professores e dos alunos.








Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog