quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Academia Pelotense de Letras

No dia 29/08/2014, fui empossada na Academia Pelotense de Letras.
Passei a ocupar a Cadeira 16, originalmente pertencente a Antônio José Gonçalves Chaves.


Pertencer à Academia é uma responsabilidade: com as letras, com a educação, com a história.
E, também, um festa partilhada com amigos e com as letras.

Ao tomar posse na Cadeira 16 de Academia Pelotense de Letras, cujo patrono é Antônio José Gonçalves Chaves, tive por compromisso reapresentá-lo a todos nós. Para tal, recorri a dois estudiosos de nossas letras e costumes: Guilhermino César e Auguste de Saint-Hilaire e a suas obras: História da Literatura do Rio Grande do Sul (1737-1902), publicado pela Editora Globo, em 1956, e Viagem ao Rio Grande do Sul (1820-1821), publicado na Europa em 1887 e, cem anos depois, 1987, de forma completa no Brasil.
Aplaudida pelo Confrades, recebi o aval para integrar o grupo e passar a trabalhar pela literatura na Cidade de Pelotas.















Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Olá, bem vindo!

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler.

Em 2013 concluí pesquisa sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936. O lançamento do livro e sua repercussão estão no Blog. Alguns artigos sobre a pesquisa também. Leia e dê sua opinião.

A novidade, em 2015, foi a inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, um sonho antigo que agora se realiza. Em 2016, o processo de restauro da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro.

Em 2017 estou produzindo a Biografia de João Bez Batti. Através de relatos pessoais nos quais a criançaque João foi é a personagem principal, recosntruo, com narrativas litetárias, seu descobrimento como escultor. Bilíngue (português e italiano) o livro tem data para ser lançado: 11/11/2017.

Abraço

Cristina