domingo, 18 de setembro de 2022

Per regalare um libro

 

20 buone ragioni per regalare un libro

Cristina Maria Rosa



Via Piazzi, 7. Crocetta. 10129, Torino.

O endereço da Libri di Eppi me é agora conhecido.

De lá saí, no sábado, abraçada em uma sacola de livros.

Na verdade, apenas três.

Ao chegar em casa, tal era a minha emoção que li dois, novamente: Montagna di libri e Catalogo dei Genitori. Depois, abri o único que não precisava de motivos para não comprar. Seu título? 20 buone ragione per regalare un libro a un bambino (2015), de Giovanna Zoboli (Idea & testi) com ilustrações de Giulia Sagramola. A Editora é a Topipittori. Categoria: Illustrati. Contém 21 páginas e seu ISBN é 978-88-85-22338-2.

Avaliando a obra…

O livro é indicado para crianças de sete anos, mas eu o considero pertinente e adequado para pessoas de todas as idades. Principalmente, para adultos formadores de leitores. Quer saber por quê? Vou listar aqui três das “razões” inseridas na obra - em formato de cartões postais medindo 10X15 cm - que busca apresentar o impacto que é escolher e presentear um livro a uma criança. Mais que isso, busca argumentar, convencer, emocionar o leitor!

Em “20 buone ragioni”, a proposta, o formato e os argumentos indicam as estratégias das autoras: fazer pensar sobre a arte e a cultura o escrito, sobre a leitura e da permanência dela em nossas vidas, tanto em termos da imaginação como em habilidades.

Afirmo: é uma estratégia potente, que funciona. Ao ler cada um dos argumentos, me questionei: Como não pensei nisso antes?

Três boas razões para presentear…

Escolhi apenas três, entre as 20 presentes no “livro”. São as que me representam, inegavelmente. E as categorizei e nomeei como permanência, emoção e repercussão.

1. Permanência

Perché se hai azzeccato la scelta ti ricorderà per tutta la vita, te e il libro.

Em tradução livre, “se souberes selecionar, se tiveres acertado a escolha, a criança vai lembrar, por toda a vida, de ti e do livro”. Quer razão mais poderosa do que esta?

2. Emoção

Perché se é piccolo diventi grande e se é grande torni piccolo.

Em tradução livre, “ao ler, uma criança se torna grande, cresce, e um adulto volta a ser criança”. Aqui o poder da Literatura – emocionar - é aventado e o argumento realmente convence.

3. Concentração

Per regalargli um bel momento di silenzio dentro & fuori di lui.

Em tradução livre, "ao dar um livro, ofereces, também, um belo momento de silêncio interno (o reverberar que tanto prezo) e externo, ao tornar o leitor mais reflexivo, 'pensamenteiro', envolvido”.

Este, vai na mala.

Tenho leitores esperando por ele no Brasil!


Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog