quinta-feira, 21 de julho de 2022

Pedagogia e pedagogias: o que é isso?

  

Desenho: Luiz Ariel, 2022

Pedagogia e pedagogias: o que é isso?

Cristina Maria Rosa

Lendo "Nos rastros do conceito de pedagogias culturais: invenção, disseminação e usos", de Paula Deporte de Andrade e Marisa Vorraber Costa, me deparei com alguma perguntas a mim mesma.

No artigo, as autoras pretendem apresentar, analisar e discutir as condições vinculadas ao aparecimento, à disseminação e aos usos do conceito de pedagogias culturais no campo dos Estudos Culturais em Educação, especialmente no Brasil. Para o exame das injunções implicadas, são explorados sentidos do termo “invenção”, adotado nas ciências humanas e sociais. Analisam-se as contribuições de David Trend, Henry Giroux, Shirley Steinberg e Joe Kincheloe e Elizabeth Ellsworth, pesquisadores particularmente associados a formulações e desdobramentos do conceito. Tais legados são articulados com o objetivo de mostrar os fios que nos permitem vislumbrar as tramas desse processo de invenção.

As perguntas que me fiz:

1.     “Força pedagógica” é a qualidade pedagógica que lugares (museus, filmes, exposições, músicas, eventos, concertos...) possuem?

2.     A “força pedagógica” pode ser representada pela sintonia em que corpo e mente entram com o que está sendo visualizado, escutado ou sentido;

3.     A “força” dessa conjunção é que resulta em aprendizagens?

4.     Pedagogia, então, é a aprendizagem?

5.     Nesses ambientes, espaços, sítios, situações,  há uma  força pedagógica sendo exercida?

6.     Curadores, designers, produtores midiáticos ou outras pessoas que projetam tais ambientes têm intenção educativa e inventam caminhos processuais que instigam e possibilitam aprendizagens?

7.     Então, Pedagogia é intenção educativa e caminhos processuais que instigam e possibilitam aprendizagens?

8.     A pedagogia funciona como dobradiça ao articular o mundo real e o imaginário, mediando esse processo e permitindo que o sujeito reorganize seu self mediante a incorporação de suas novas aprendizagens?

9.     Por fim, me pergunto: o que seria Pedagogias?

Para saber o que li, e como tu mesmo podes inventar perguntas e respostas, clique em: https://www.scielo.br/j/edur/a/FTppyqQTJPm7YVWxWvmTj8S/#


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Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

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