quinta-feira, 21 de julho de 2022

A gentileza de Sandra Cecília

Uma jornalista louca de amores pela vida

Cristina Maria Rosa

Lendo o jornal, me deparei com Sandra Cecília.

Eu ainda não a conhecia.

Ao ler a frase "Jornalisticamente, eu não estou aqui. Não averiguei nada, não verifiquei nada, nada além das minhas dores, [...]", de pronto me interessei. Li tudo. E decidi solicitar a ela o texto, para enviar e meus colegas de grupo de estudo. Enviado e e-mail, ela respondeu: “Oi, Cristina! É uma honra para mim que meu texto seja do uso de mais reflexão. Segue o texto bruto e sem revisão”.

A autora de "Eu não queria falar de estupro, mas...", publicado na segunda semana de julho no jornal O Pioneiro (Caxias do Sul) e em Zero Hora (Porto Alegre), é Jornalista, gestora de marketing, escritora e se declara “louca de amores pela vida”. A seguir, o texto da Sandra Cecília: 

 

Eu não queria falar de estupro, mas...

Jornalisticamente, eu não estou aqui. Não averiguei nada, não verifiquei nada, nada além das minhas dores, nada além dos choros de milhares de mulheres que pude tristemente acompanhar em aproximadamente 16 anos de vida e trabalho em prol da igualdade de gênero. E, é por cada lágrima vertida em seus rostos que escrevo hoje. Eu poderia dizer que estou aqui somente para defendê-las, mas, não. Estou aqui, também, por uma Sandra criança que sofreu no couro a adjacência de ser gente pequena, porém grande nas responsabilidades indevidas sobre seu corpo. Estou aqui por ser mãe de uma menina. Não tenho a mínima intenção de falar de mim, me mantenho nessa história somente para marcar que o lugar do réu no julgamento social sempre fora das mulheres e eu sou uma delas. Sendo assim, de credo propósito, encerro a minha história e, com ela, abro a machado essa reflexão. Sim, mulheres são estupradas a todo momento, em todo lugar. Se você não aceita esse fato, você faz parte do problema. Sim, faz. Não questiono, afirmo. É por gente como você, que não aceita que nossos corpos ainda são encarados como domínio público que a sociedade não evolui. É por gente assim como você que seguimos violentadas, violadas, traumatizadas. Te digo mais: suas costas carregam nossos gritos surdos de socorro. Lide com isso, dentro da sua permanência insistente em ser tradicional nesse mundo social que já devia ter acabado. Esse universo conservador alimenta a cultura do estupro e do feminicídio, sim. É ele quem não aceita nossas liberdades e direitos, mesmo quando amparados por lei. É ele quem nos aponta a maternidade compulsória, mesmo quando fruto de fruto de violência sexual. É ele quem dá palco e mídia a inúmeros ‘Leos Dias’ por aí. Uma menina de 11 anos grávida, como pode? Pode e acontece. Vítima de estupro, sim. Independentemente das condições do ato sexual, ela não tem a mínima condição de responder por si, nem afetivamente e, muito menos, sexualmente. Mas eu vi vocês aí tentando justificar o injustificável. Eu vi vocês aí condenando o aborto dela. Sabe, sou mãe e sei que um parto é um momento ímpar, denso e forte. Fui mãe com decisão e vontade de sê-lo, tendo um parceiro ao lado e, ainda sim, foi duro.  Com a certeza de quem pariu uma bebê saudável por vias naturais e dá a vida para mantê-la, digo: uma criança não pode parir, muito menos após uma violência mortal.  Tão menos ela pode ser mãe. Assisti com o estômago revirado, uma juíza tentar manipular uma criança estuprada a manter a gravidez. Uma mulher adulta, que entende as agruras de ser quem somos, sabe lá em nome de quê, levou uma menina de vítima a ré. Eu me senti envergonhada e triste por fazer parte de uma sociedade assim. N’outro lugar, uma jovem atriz exposta midiaticamente em sua dor imensurável e mortal. Ela foi estuprada, engravidou, deu à luz ao bebê, o entregou corretamente à adoção legal e, mesmo assim, foi para o paredão do fuzilamento social. Delatada pelos mesmos profissionais que a deveriam proteger, cuidar das suas feridas íntimas e emocionais. Definitivamente, o mundo não ama as mulheres, ele as usa”. Gentilmente, Sandra Cecília Peradelles.

 



Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog