segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Um ano sem Graça: tributo

Tributar: o que é isso?

Cristina Maria Rosa

 

Tributo é o ato de prestar homenagem ou culto a alguém.

Eu presto homenagens à Graça Paulino sempre que menciono seu nome, seu legado e sua importância em minha vida.

Eu cultuo seus ensinamentos lendo, indicando a ler, usufruindo e rindo das histórias que ela me contou.

Amanhã, faz um ano que não ouvimos sua voz, não ouvimos suas opiniões, não partilhamos sua mesa.

Eu choro, por isso.

Mas, como tenho compromisso de afeto profundo por Graça, resolvi criar um tributo...

O projeto: Um ano com Graça: Tributo a Maria das Graças Rodrigues Paulino.

Foco: Publicar no Blog, todos os dias, por um ano, algo sobre ela. Essas publicações constituiriam 365 de memórias sobre Graça.

O que publicar?

Memórias – um pequeno relato, um encontro, uma palestra, um ensaio, uma imagem, narrativa de um papinho com  café e bolo ou pão de queijo, uma viagem ou um acontecimento, uma frase, um gosto, ou seja, qualquer algo sobre nossa querida Graça – e imperdíveis textos que andam por aí, de sua autoria.

Agradecer

Conheci Graça em 2010. Foi minha orientadora de Pós-Doutorado na FaE-UFMG. Organizei, em um livro, seu pensamento escrito em 20 anos: Das leituras ao Letramento Literário 1979-1999. Recebi Graça aqui em Pelotas e, nesses poucos dias que aqui ficou, pudemos brindar à vida.

Nunca mais deixei de lembrar o impacto de sua estatura intelectual e humana em minha vida.

E, pelo privilégio que foi partilhar sua mesa, agradeço.

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog