terça-feira, 4 de agosto de 2020

Graça Paulino professora

Um pastiche com Graça...
Cristina Maria Rosa

No dia 21 de outubro de 2010 eu estava em aula com Graça, na Disciplina Leitura Literária na Escola. O tema era “A paráfrase, a paródia e o pastiche”.
Graça leu “Passeio Noturno” de Rubem Fonseca e nós, então, deveríamos produzir um novo texto, a partir do estudo por ela ofertado: uma paráfrase, paródia ou pastiche.
O que produzi...
Passeio Noturno – Parte II
De: Rubem Fonseca
Por: Cristina Rosa

Duas hipóteses. Apenas duas. Homem de poucas
idéias, aquele. Primeira: Eu me interessara por ele, pelo seu perfil, uma “coisa impulsiva”. Segunda: Eu era uma puta que saía com uma bolsa cheia de pedaços de papel escritos com o meu nome e o telefone.
Dei corda.
Jantamos.
Bebemos.
Inventei tudo – eu era atriz, fazia aulas de impostação de voz...
Até que ele disse a frase que eu esperava:
- Eu, se fosse você, não bebia mais, para poder ficar em condições de poder fugir de mim, na hora em que for preciso...
E eu quase estraguei tudo:
- Eu não quero fugir de você!
E pedi outro Martini.
Depois, mais papo, eu até pensei que ele desistira...
Sabia tudo dele, há meses eu o seguia. Era um matador. O carro – único no Rio – cúmplice.
Mais papo.
Até que ele:
- Vamos embora? E a frase que eu ansiava:
- A sorte de uns é o azar de outros.
Duas quadras de casa, saltei do carro e fui andando lentamente. Fácil para ele.
Quando apagou as luzes, eu pensei:
- Consegui!
Depois, senti meu corpo voando...

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa , linda homenagem á nossa professora Graça Paulino . Show de bola !!! Graça Paulino sempre em nosso corações !!

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog