domingo, 23 de outubro de 2016

O sítio do Colégio

Na tarde de sexta-feira, 21 de outubro, a convite da coordenação de ensino fundamental do Colégio São José, estive participando da Jornada Literária: para ler, dialogar e inventar com as meninas e meninos dos quartos anos do ensino fundamental.
A proposta – fazermos juntos um livro digital – foi inventada por mim e pareceu uma brincadeira. Foi assim: Eu escrevi um conto há muito tempo atrás, quando meu filho estudava lá, coincidentemente no 4º ano.
Escolhido entre outros desses tempos, imprimi, li em voz alta para as crianças e dialogamos sobre as aventuras de uma turma muito agitada que estudava lá.
Algumas das crianças presentes até imaginaram que seriam elas as do conto!
Depois do papinho, as crianças foram convidadas a desenharem livremente. Algumas, só escreveram. Após, cada desenho foi digitalizado.
Com um notebook plugado em uma lousa digital, projetei o que estava fazendo: diagramando e executando o projeto gráfico de um livro digital utilizando o formato PowerPoint: com meu texto e as imagens que eles haviam produzido.
Foi uma festa ver surgir na tela grande um livro quentinho...
Algumas das páginas do livro que fizemos juntos podem ser conferidas aqui. Mas, para ler o livro completo, tu deves enviar um email solicitando compartilhamento.
Escreva para mim.
E se quiseres desenvolver o mesmo projeto em sua escola, mande e-mail para cris.rosa.ufpel@hotamail.com e indique a turma que gosta de ler. Eu vou lá e leio com eles!

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Olá, bem vindo!

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler.

Em 2013 concluí pesquisa sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936. O lançamento do livro e sua repercussão estão no Blog. Alguns artigos sobre a pesquisa também. Leia e dê sua opinião.

A novidade, em 2015, foi a inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, um sonho antigo que agora se realiza. Em 2016, o processo de restauro da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro.

Em 2017 estou produzindo a Biografia de João Bez Batti. Através de relatos pessoais nos quais a criançaque João foi é a personagem principal, recosntruo, com narrativas litetárias, seu descobrimento como escultor. Bilíngue (português e italiano) o livro tem data para ser lançado: 11/11/2017.

Abraço

Cristina