quinta-feira, 28 de março de 2013

Ler é mais importante que escrever?

A leitura antecipa qualquer aprendizado da escrita e prescinde dela, por isso, ler é mais importante que ecrever.
Todos podem ler e realizam leituras independente de ir à escola. Na escola, no entanto, em processos de alfabetização, a leitura pode ser mais amplamente conhecida e desfrutada.

Se ainda não sei ler as letras, posso ler o mundo (estabelecer julgamentos sobre o que lêem para mim, vejo, ouço, observo, infiro). No entanto, ler o mundo e as letras é mais interessante.

Argumentos: Ler é direito, Ler dá prazer, Lér é entender, Ler é se qualificar, Ler é adquirir novos conhecimentos, ler é viajar e Ler possibilita ter uma imagem única do mundo.

Vou desenvolver esses argumentos em breve. aguarde!

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Olá, bem vindo!

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler.

Em 2013 concluí pesquisa sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936. O lançamento do livro e sua repercussão estão no Blog. Alguns artigos sobre a pesquisa também. Leia e dê sua opinião.

A novidade, em 2015, foi a inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, um sonho antigo que agora se realiza. Em 2016, o processo de restauro da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro.

Em 2017 estou produzindo a Biografia de João Bez Batti. Através de relatos pessoais nos quais a criançaque João foi é a personagem principal, recosntruo, com narrativas litetárias, seu descobrimento como escultor. Bilíngue (português e italiano) o livro tem data para ser lançado: 11/11/2017.

Abraço

Cristina