terça-feira, 26 de agosto de 2025

Raquel em Aquarela

Aquarela de
Raquel Casanova dos Santos Wrege,
Arte-educadora, ilustradora e
Mestra em Educação Estética

Escritas Biográficas: professoras e professores

Cristina Maria Rosa

         Uma aquarela produzida por Raquel Casanova dos Santos Wrege inspirada em Operários, de Tarsila do Amaral, foi escolhida para a produção da capa de Escritas Biográficas: professoras e professores. Tendo a Biblioteca Pública Pelotense como "resguardo", Raquel dedicou-se a inventar nossos rostos que, juntos, indicam nossos sonhos.

Se uma autobiografia não é um texto em que apenas arrolamos fatos em lugares e tempos e pode ser descrita como uma declaração de amor à vida que vivemos, a aquarela, criada por Raquel, é um legado.

No tratamento da aquarela especialmente criada para esta obra, o trabalho cuidadoso do Felipe Felipe da Silva Rodrigues, que atuou como criador da capa e revisor do projeto gráfico.

Sobre o livro, a ser lançado na 51ª Feira do Livro de Pelotas, sua proposta e desenvolvimento, Mabel escreveu:

 

Encontro esta intencionalidade na experiência liderada pela professora Cristina Rosa que resulta na produção desse livro. Nele, os títulos sinalizam a relação ética e estética das autorias, anunciando relatos aninhados numa cultura e em distintas trajetórias. Além do mais, indica ser fruto de um trabalho coletivo como um dispositivo de formação que se consolida ao longo do tempo e com expressivo investimento.



Créditos


@Cristina Maria Rosa, 2025

@ Piccola Casa Editrice, 2025

 

Título: Escritas Biográficas: professoras e professores

Projeto: Cristina Maria Rosa

Prefácio: Maria Isabel da Cunha

Aquarela na Capa: Raquel Casanova dos Santos Wrege

Arte da Capa: Felipe da Silva Rodrigues

Projeto Editorial: Piccola Casa Editrice

Revisão projeto gráfico: Felipe da Silva Rodrigues

De acordo com o AOLP

ISBN: 978 - 65 - 01 - 60121 - 2


Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog