Qual é a função da Educação Infantil no acesso das
crianças à cultura escrita? Qual é o seu papel na formação de leitores? Como as
crianças pequenas leem e escrevem? Que textos precisam ser disponibilizados
para as crianças e de que forma eles podem ser trabalhados? O que as crianças
de zero a cinco anos podem ler e escrever em casa, nas creches e pré-escolas?
É com essas questões que iniciei a conferência na sexta-feira, dia
16/03, para o grupo de professores do PNAIC Pré-Escola na UFRGS.
Literatura
Compreendo
que a literatura infantil pode ser nomeada como literatura para...
Para as
crianças.
E é representada por um grupo de textos, autores, temas, linguagem,
práticas, procedimentos e eventos, imagens, cores e formatos criados,
disseminados, comercializados, lidos, contados e disponibilizados para as
crianças, escolarizadas ou não, de determinada época e local. Nas palavras
de Peter Hunt (2010, p. 96):
“A literatura infantil, por inquietante que seja, pode
ser definida como: livros lidos por; especialmente adequados para; ou
especialmente satisfatórios para membros do grupo hoje definido como crianças”.
Esse modo de pensar possibilita agregar a ideia de que livros infantis seriam
apenas os “essencialmente contemporâneos” uma vez que os “conceitos de infância
mudam tão depressa” que um livro “envelheceria” junto com a geração para a qual
foi criado.
Lígia Cademartori afirma que, com frequência
encontramos frases sobre esse tema que começam assim: “A criança é... ”; “A
criança sente... ”; “A criança reage...” . Esquece-se que A criança não
existe. Como não existe A mulher e, contrariando o que certa corrente
psicanalista afirma, tampouco existe O homem, dito assim, desse modo que nivela
individualidades. Mas existem, sim, crianças, como existem mulheres, como
existem homens em múltiplas individuações. Quando generalizamos, presumimos.
Quando presumimos, observamos pouco. Quando observamos pouco, não aprendemos.
Se não aprendemos, o que podemos ensinar? A primeira infância é alvo das mais
diferentes teorias. Distintas contribuições delas, certamente, serão
entrecruzadas aqui. Isso é bom. Nosso suposto saber será abalado, e, se
tivermos sorte, haverá lugar para a formulação de hipóteses novas. Não
voltaremos para casa com a mesma bagagem.
O que recomendo?
Para responder a diversas perguntas sobre quais textos precisam ser disponibilizados para as crianças e de que forma eles podem ser trabalhados eu elenquei um grupo de atitudes.
Leia e, se tiveres dúvida, escreva para mim. Eu gosto muito de conversar sobre livros, leitura, brianças, bebês leitores...
Atitudes para ensisar a gostar de ler:
ü Convide o teu bebê a ouvir com
atenção;
ü Permita e incentive-o a escolher o
que quer ler;
ü Apresente capa, tamanho, indique
figuras, letras, formas, cores, formato, entre outros elementos que compõem o
livro;
ü Leia com voz adequada a cada momento
da narrativa: em voz alta, com entonação, com rima, imitando ou inventando
vozes para os personagens e cante, quando há canções;
ü Convide a folhear ou permita que o
bebê te ajude a folhear;
ü Permita e incentive-o a segurar
sozinho o livro;
ü Narre os ritos de abrir, observar,
fechar, trocar, guardar. Assim: Vamos abrir nosso livro? Olha só, a menina está
andando de bicicleta! Será que ela vai passear na praia? Vamos folhear a
próxima página e descobrir?
ü Aponte e nomeie o livro entre outros
objetos (brinquedos, por exemplo) ou imagens nele, para identificá-lo para a
criança;
ü Indique e mencione se ele foi
danificado e lamente, solicitando que se cu Pergunte
ao bebê olhando e/ou apontando para imagens ou escritos, sobre o que ele está
vendo e ajude-o a identificar essas imagens;
ü Compare, escolha, devolva, guarde,
cuide e narre cada uma dessas atitudes, para que o bebê saiba que o livro e sua
presença na família e na escola é importante;
ü Presenteie livros, leve o bebê a
ritos e eventos de letramento e mencione a coleção que ele está iniciando;
ü Dê ou leia a ele os teus livros de
infância e diga há quanto tempo estes livros estão entre vocês;
ü Indique pessoas que leem, elogie os
benefícios da leitura e usufrua da companhia do teu bebê ao ler os livros dele
com ele;
ü Escolha um lugar no quarto ou na
casa e na sala ou na escola em que os livros do bebê serão armazenados, indique
esse lugar para ele, dê acesso e elogie os cuidados que ele tem com o acervo;
ü Por fim, deleite-se lendo com
ele!
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