terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Contos de Infância: Museu do Doce recebe

     Contos de Infância é um livro digital produzido no Módulo Artes Visuais, Literatura Infantil e Música da Especialização em Educação ofertada na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas no ano de 2017 que será concluído em 2018.
     Organizado pela docente Cristina Maria Rosa, reúne contos de infância dos estudantes que, além de escreverem, participaram de um Sarau de Leitura no Mercado Central da cidade, lendo-os para o público.
Lançamento:
No dia 16 de dezembro, às 18 horas, faremos uma pequena comemoração de “lançamento” da obra, com projeção do livro em um telão - uma vez que é um livro acessado digitalmente - e sessão de autógrafos. A cerimônia ocorre no Museu do Doce - Centro Histórico de Pelotas, entre as 18 e as 19 horas. Esse momento é de convívio e alegria.  
Ficha Técnica:
O projeto literário e a supervisão do projeto editorial e gráfico foi realizada pela Drª. Cristina Maria Rosa, que atuou como docente na Especialização em 2017. A concepção ilustrativa foi desenvolvida pela estudante de pós-graduação Raquel Casanova dos Santos Wrege. A revisão dos escritos foi realizada pela estudante de Pedagogia Ieda Kurtz de Azevedo e a adequação ao AOLP - Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi finalizado pela estudante de Pós-Graduação em Educação Raíssa Cardoso Amaral. A ficha catalográfica foi organizada pela Bibliotecária Simone Echebeste.
Autores:
Adriana Dal Molin, Andressa Bastos da Cunha, Ana Lúcia Cardoso Pereira, Ariane Martins Vasquez, Camila Rico Carret, Carolina Leal Andrade, Cristina Maria Rosa, Cibele Da Silva Fernandes, Daiane Sudo Cabana Goia, Daniel De Souza Lemos, Débora de Quadros da Silva, Diego Domingos Goulart, Ieda Kurtz de Azevedo, Isabela Schiavon Amaral, Jessica Moara da Cunha Tessmann, João Matheus Soares Miranda, Laís Ribeiro Soler, Lauren Barbosa Antunes, Liane Naetzold, Raíssa Cardoso Amaral, Raquel Rossales Aires, Raquel Wrege, Renata Lopes Sopeña e Tatiane Duarte Cavalheiro.
Acesso: Para acessar o livro na íntegra, escreva  para: cris.rosa.ufpel@hotmail.com
Para imprimir uma cópia do livro, um programa de apoio será indicado. Nele, local de impressão, papel e encadernação será sugerido.

Um comentário:

Raquel Wrege disse...

Uma grande experiência, que vai ficar para vida inteira, ter conhecido o maravilhoso trabalho da profª Cristina Rosa!!!
Com aulas tão sensíveis e bem elaboradas, despertou em mim e tenho certeza que em cada um de nossa turma a potencial criação através da arte, literatura, educação... Nos encorajou para explorar o mundo com um olhar mais atento para a vida e certamente nos apresentou para novos horizontes.
Serei sempre muito grata de ter participado desta iniciativa e ser convidada para colaborar neste projeto encantador. Parabéns para nossa grande incentivadora profª Cristina e todos colegas que contribuíram de modo enriquecedor na realização do nosso livro "Contos de infâncias"!

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog