segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Garça, um dos poemas rupestres de Manoel de Barros


Manoel de Barros, poeta brasileiro da mais profunda delicadeza, é o meu escolhido para indicar como leitura a vocês, hoje.
Dele, há poemas muitos, em livrinhos tão pequenos que parecem caber no bolso.
Cabem, na verdade, os poemas de Manoel de Barros, na alma.
Na sensibilidade de quem ouve, olha, escuta, observa e se encanta.
Manoel de Barros vive, sempre, em seus poemas.
A cada vez que leio um ou outro dos poemas, ouço sua voz...
Esse é o talento de Manoel de Barros: permanecer.
Ouça um, de poucas palavras e imensos silêncios.
Ouça Garça, esse que gosto muito e que é para crianças:

Garça
A palavra garça em meu perceber é bela.
Não seja só pela elegância de ave.
Há também a beleza letral.
O corpo sônico da palavra e o corpo níveo da ave se comungam.
Não sei se passo por tantã dizendo isso.
Olhando a garça-ave e a palavra garça, sofro uma espécie de encantamento poético.

Para conhecer mais de Manoel de Barros, procure a editora LeYa. Há dezoito livros, todos eles juntos, em uma caixinha, inventada como a “Biblioteca Manoel de Barros”.
Em cada um dos dezoito livros, coloridos nas capas, letras pretas sobre papel creme no miolo, há palavras de conhecedores do poeta Manoel. Nas orelhas, um bilhete ou uma carta de admiração de quem o leu antes de mim. É um modo de saber mais dele, de suas antecedências...
Em uma dessas orelhas, Paulinho Assunção diz que Manoel, em seus poemas, “flagrou os primeiros rumores da língua, da infância da língua”. E ler essa declaração de amor aos poemas do Manoel é cumprir, a risca, seu conselho: “Se a gente não der o amor, ele apodrece em nós”.

Leia o poeta Manoel de Barros.
Leia os escritores em língua portuguesa.
Leia este e os demais poemas desse poeta brasileiro que amou as coisas desimportantes.
E ouça o programa Tons e Letras. Ele vai ao ar às 7 horas dos sábados, na FM Cultura de Porto Alegre.

Ficha técnica:
Tons & Letras
Locução: Marcelo Bergter
Produção: Luís Dill
Horário: Sábados, às 07h
Twitter: @fm_cultura
Facebook: fmcultura107.7
Contato: programacao@fmcultura.com.br

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog