domingo, 4 de dezembro de 2011

Sala de Leitura em homenagem a Erico Verissimo

A Faculdade de Educação, através do Grupo de Pesquisa Escritas, Leitores e História da Leitura vai abrigar, a partir de 17/12/2011, uma sala de leitura em homengem a Erico Verissimo.
Com um acervo de aproximadamente 1.200 títulos, a sala será destinada a consultas, leitura, empréstimos e cursos para formadores de leitura.
O ficcionista gaúcho é pouco referenciado por sua literatura para crianças, apesar de ser um dos mais expressivos escritores neste gênero no Rio Grande do Sul: publicou onze títulos, seis deles editados até hoje. É também responsável pela elaboração e ciurculação de um interessante abecedário (Meu ABC, 1936) que, possivelmente, foi o primeiro livro de leitura de muitas das crianças gaúchas nos anos 30 e 40 do século XX.
A data, escolhida para a inauguração da sala, é a mesma do nascimento do escritor gaúcho. Se vivo, nesta data, Verissimo completaria 106 anos.

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Olá, bem vindo!

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler.

Em 2013 concluí pesquisa sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936. O lançamento do livro e sua repercussão estão no Blog. Alguns artigos sobre a pesquisa também. Leia e dê sua opinião.

A novidade, em 2015, foi a inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, um sonho antigo que agora se realiza. Em 2016, o processo de restauro da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro.

Em 2017 estou produzindo a Biografia de João Bez Batti. Através de relatos pessoais nos quais a criançaque João foi é a personagem principal, recosntruo, com narrativas litetárias, seu descobrimento como escultor. Bilíngue (português e italiano) o livro tem data para ser lançado: 11/11/2017.

Abraço

Cristina