terça-feira, 24 de novembro de 2009

Biobibliografia de Wayne é assunto na Casa de Simões













A vida e a obra de Pedro Wayne foi assunto na "Casa de Simões" nessa quarta-feira, dia 25 de novembro de 2009.
Fruto de minha capacitação docente realizada em 2008 na UFSM, a pesquisa sobre um manuscrito inédito, "Histórias da Teté", resultou em um trabalho que aborda a vida e a obra de Pedro Wayne.
Poeta e romancista moderno, Pedro publicou por 20 anos (1931-1951) e deixou um romance de grande valor histórico, literário e político. É Xarqueada, assim mesmo, com "X", para causar, segundo Jorge Amado - um de seus amigos - impacto entre os leitores. Xarqueada trata da vida nos saladeiros, meio de produção importante do Rio Grande do Sul antes do advento dos frigoríficos. Seu tempo é os anos 30, um tempo em que homens cultos, como Pedro Wayne, dedicavam poesia às mulheres.
Vale a pena ler "Um Alfabeto à parte...". Nele o escritor Pedro aparece descrito pela mulher Leopoldina (falecida em 2009 aos 101 anos), pela filha Ester, pelo filho e poeta Ernesto Wayne (já falecido) e por amigos como Poti Reis (falecido em 2009) e Danúbio Gonçalves. E, fala sobre si mesmo ao deixar registrado o que pensava: em poesi, em prosa, em opiniões.

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Olá, bem vindo!

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler.

Em 2013 concluí pesquisa sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936. O lançamento do livro e sua repercussão estão no Blog. Alguns artigos sobre a pesquisa também. Leia e dê sua opinião.

A novidade, em 2015, foi a inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, um sonho antigo que agora se realiza. Em 2016, o processo de restauro da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro.

Em 2017 estou produzindo a Biografia de João Bez Batti. Através de relatos pessoais nos quais a criançaque João foi é a personagem principal, recosntruo, com narrativas litetárias, seu descobrimento como escultor. Bilíngue (português e italiano) o livro tem data para ser lançado: 11/11/2017.

Abraço

Cristina