De
onde viemos? Quem somos? Para onde vamos? Essas e outras questões podem/devem
ser propostas nos primeiros anos do Ensino Fundamental, para crianças ainda
pequenas, inexperientes, pois a aprendizagem é uma síntese advinda da interação
entre pensamento e os objetos de conhecimento mediada pelo legado
sócio-histórico, de acordo com os estudos de Vigotski (1991).
O
livro digital Galileo e o Perspicilium teve origem após o estudo da biografia
de Galileo Galilei com foco na Teoria da Composição dos Movimentos. Foi
possível quando da proposição de uma interlocução com crianças entre sete e
nove anos sobre o globo terrestre e seus movimentos, tendo como mote o livro Pinocchio, de Carlo Collodi. O
resultado foi um interessante e intenso diálogo
conceitual que rompeu com muitos dos saberes até então partilhados pelo
grupo, entre eles, que a Física
deve integrar o currículo escolar apenas nos anos finais do Ensino Fundamental
e/ou no Ensino Médio, que seu estudo tornou-se longínquo de curiosidades
manifestadas espontaneamente na infância e de que pensar fisicamente é “para
alguns”.
Mediatizado
por uma oficina de escrita literária, apresenta um grupo de narrativas cujos
autores são estudantes de Pedagogia e Física da UFPel, integrantes do FISPED, projeto
que integrou bolsistas dos grupos PET/Educação e PET/Física da UFPel).
Realizado
no âmago de um Projeto de Extensão em Leitura Literária no ano de 2014 e em
consonância com a atuação dos dois grupos PET, foi elaborado e aprimorado em
2015. O experimento proporcionou
reflexões às crianças sobre a Física e, também, oportunizou a construção de
conceitos. Para nós, autores, agregou valores e saberes nos campos da educação,
da docência e da pesquisa.
Disponível
online gratuitamente, o livro pode ser solicitado por compartilhamento ao email cris.rosa.ufpel@hotmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário