quarta-feira, 1 de junho de 2016

Biblioteca na Escola: aprendendo a fazer

 A Sala de Leitura Erico Verissimo (FaE/UFPel) com o apoio do PET/Educação criou o Projeto de Recuperação do Espaço Interno da Biblioteca na Escola  Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow, que está localizada no Bairro Fragata.
Com a coordenação da Drª. Cristina Maria Rosa e contando com a presença intensa dos estudantes Alex Nunes, Cinara Postinger, Érica Macleo, Ieda Kurtz, Gabriela Leal, Maiara Kath Kringel, Priscila Brock Barbosa, Rafaela Engrácio, Rafaela Camargo, Roberlânia Moura, Tamires Jara Goulart e Tamires Machado (dos cursos de Letras e Pedagogia da UFPel), o trabalho começou em abril de 2016.
O primeiro dia na escola foi doze de abril. Fomos recebidos pela Direção da escola, representada pela professora Roberta Bohns e, desde então, estamos interessados em produzir um espaço adequado, agradável e de intenso uso para crianças, adolescentes e professores: uma Biblioteca!
Mas, o que é uma biblioteca escolar? Acredito que uma biblioteca é um espaço destinado a políticas de leitura e estas podem ser entendidas como atitudes, atividades e repertório capaz de sustentar processos de acesso, uso, fruição e trocas relativas ao artefato mais importante de nossa cultura escrita – o livro. Único espaço que não pode faltar em uma escola (ROSA, 2016), a biblioteca pode e deve ter diferenciados acervos e, necessariamente, políticas de uso e fruição dos livros e de outros suportes que podem ser considerados a cada nova geração ou tempo. 














Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog