Na última semana de
setembro, entre os dias 25, 26 e 27 de setembro ocorre, no Auditório do CEHUS –
Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais
aplicadas, Artes e Linguagem – o Seminário Pesquisa e Práticas em Discussão II.
Organizado pelas docentes Ana
Ruth Moresco Miranda e Marta Nörnberg, o objetivo do evento é socializar e
discutir resultados parciais e finais de pesquisas e práticas conduzidas por
bolsistas e pesquisadores do grupo GEALE, especialmente aquelas realizadas nos
últimos cinco anos de atividades, período no qual esteve em andamento o projeto
de pesquisa OBEDUC-Pacto/UFPel.
A dinâmica de
atividades do Seminário contará com seções de apresentação oral das pesquisas, lançamento
de livros, palestras, e apresentação do Sistema
Vestígios – software que serve como repositório e ferramenta de análise do
BATALE e do BTP.
Dentre os livros a serem
lançados, teremos o E-book "Alfabetização e áreas de conhecimento: ensino,
aprendizagem e formação de professores", no qul tenho um artigo
publicado: Alfabetização literária na
escola: urgente e imprescindível, no qual abordo a premência da alfabetização
literária, um processo deliberado, frequente e qualificado de apresentação da
leitura, seus atributos e ritos a todas as crianças e desde que iniciam sua
vida escolar. Justifico a urgência fundada na certeza de que essa é uma habilidade
referencial à vida dos humanos em sociedade, além de integrar os saberes
docentes, qualificar o processo de aquisição da linguagem oral e inserir as
crianças pequenas na cultura escrita.
Argumento que pesquisadores
interessados no tema como Bartolomeu Campos de Queiros (2009), Beatriz Cardoso
(2014), Lígia Cademartori (2014), Ana Maria Machado (2002), Graça Paulino
(2014), Regina Zilberman (2003) e Tzvetan Todorov (2012), são unânimes em atribuir
à escola o poder e o dever de ensinar a amar a literatura e é, dialogando com
as ideias desses que me antecedem, que preconizo o conhecimento dos termos alfabetização
literária, literatura infantil e mediador e os relaciono com a formação do
professor que atua na educação infantil e anos iniciais da escolarização. Além
disso, evidencio similitudes e diferenças entre acervo e repertório literário e
indico critérios para a escolha de obras que devem ser disponibilizadas aos
pequenos na escola.
Créditos:
Evento: Seminário Pesquisa e Práticas em Discussão II.
Datas: 25, 26 e 27 de setembro de 2018
Local: Auditório do CEHUS – Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais aplicadas, Artes e Linguagem da UFPel. Alberto Rosa 151.
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdL7H_WZwmZHRuiQbywnJwf3xYGmRRHI5rxQ4RvczHeUp4PQg/viewform