terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Nem só de areias vive o Areal...


Nem só de areias vive o Areal...

Cristina Maria Rosa


Pelotas é matriz de excelentes contos.

Conheço vários amigos e amigas que, de tão “na cara” as evidências, se transformam em bons contadores de histórias. Como Verissimo ou Saramago.

Não é o meu caso.

Eu me contendo em escrever o que me contam. E, se alguém gosta, fico feliz da vida.

Este é sobre o Areal. O “bairro” mais “avenida com adjacências” que conheço. Um belo lugar, repleto de presente e, acabo de descobrir, com um passado surpreendente.

Já escrevi sobre o Areal em Cobras no Laranjal, um de meus livros mais biográficos.

Já morei no Areal.

Já dei aulas lá.

Minha padaria predileta é lá.

O museu da Baronesa significa muito para mim.

A Avenida já recebeu muitas de minhas dores e, em caminhadas pelo canteiro central, elucubrações se transformaram em contos ou projetos.

Tenho uma amiga que tentou se suicidar nela, atirando-se sob os carros que insistem em correr ali...

Foi ali que morou um dos professores mais icônicos da UFPel e, ao passar em frente a antiga casa hoje escola, sempre recordo seu sorriso.

Mas, sobre o Areal como lugar geográfico, pouco escrevi.

Hoje, recebi um presente.

Uns papeizinhos guardados desde tempo remoto.

Na verdade, fotografias de papeizinhos.

Papel e papeizinhos oriundos de arquivos catalogados, divididos e subdivididos.

Nesses, a notícia de que o Areal, em priscas eras, foi mar.

“Era mar há milênios!”, disseram minhas fontes.

Em seu solo, “areia e água salobra”, me informaram.

Curiosa que sou, perguntadeira, inevitável saber como descobriram...

Na vontade de ter um poço, “há muitos anos,  furamos o jardim e analisamos a água”.

E...

O “engenheiro que fez o trabalho” contou “que era mar, aqui”.

Que lindo, eu disse.

Que lindo, mesmo, morar no mar, sobre o mar, perto do mar, pensei.

 

E, com o laudo da areia que um dia foi mar em mãos, fiquei pensando: acredito ter aqui um bom material para um conto...

Sempre soube que Pelotas era essa fonte infindável de memórias.

E informo: suprimo fontes com elegância!

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Por uma professoralidade com sentido e significado

 Professoralidade: encontro entre Condição, identidade e profissão docente

 

Cristina Maria Rosa[1]

Gabriel Martins Dos Santos[2]

 

O que é professoralidade? É a constituição da profissão no decorrer de seu exercício, considerada a formação, a identidade e a o exercício de tal profissão. Pode ser compreendido, de acordo com Hollweg & Vargas (2009), como o

 

“(...) desenvolvimento profissional consistente, organizado institucionalmente através da produção de lugares de sentido e significado, nos quais as redes de interação e de mediação possibilitem aos professores refletir, compartilhar e reconstruir experiências e conhecimentos próprios à especificidade da educação (...)”.

 

Esta reflexão só foi possível após a leitura e reflexão acerca de três textos: Condição docente, de Inês Teixeira; Identidade Docente, de Júlio Diniz-Pereira e Profissão Docente, de Ana Maria Falsarella, todos inseridos no Dicionário Crítico da Educação, publicado em 2014 pela Editora Dimensão, de Belo Horizonte. Proposta realizada na disciplina de Pré-Estágio em Física, a partir da reflexão de um dos estudantes da disciplina, recompusemos o texto e o estamos publicando-o a título de divulgação científica.

A leitura dos textos...

Após lidos os textos e considerada a questão central – há semelhanças entre os termos condição profissão e identidade docente? – passamos a uma leitura de compreensão das categorias para podermos afirmar que condição e identidade docente são os dois termos em que ocorre mais semelhança.

Segundo o texto Condição docente, de Inês Teixeira (2014), a condição docente depende das condições sócio históricas, materiais e simbólicas como o tipo de escola e materiais de trabalho, por exemplo, como também relaciona-se com a ação, a conduta e os comportamentos cotidianos dos sujeitos socioculturais implicados na relação docente-discente. Já a identidade docente, abordada por Júlio Diniz-Pereira (2014), constitui-se em relação ao outro, tanto às instituições – Estado, Universidades, Faculdades e programas de formação docente – quanto às pessoas (estudantes, familiares, professores, administradores de escolas, por exemplo.

Pensamos que, em ambas as categorias – condição e identidade docente – há similaridade quanto às relações entre pessoas e o ambiente ou os ambientes nos quais o professor está exercendo seu ofício. Embora essas relações tenham sido abordadas sob pontos de vista diferentes, percebemos nas formulações, similaridades. Quais?

ü  A identidade docente foi elaborada sobre o ponto de vista de como a pessoa se percebe como professor/professora, sendo essa “autodefinição”, nas palavras do autor, construída e desconstruída de acordo com as experiências que a pessoa teve, tem e terá. Conceito complexo, portanto. Como exemplo, poderíamos mencionar um graduado em Física que exerce suas atividades em um Curso de Licenciatura em Física e/ou Matemática na Universidade e que se percebe/deseja mais como pesquisador do que como professor. Ou, ainda, uma Pedagoga que exerce sua formação em uma Licenciatura que não a Pedagogia, tendo que selecionar temas e metodologias próprias da professoralidade para poder existir profissionalmente neste ambiente;

ü  Já no texto sobre a condição docente, a autora observa como a relação com as pessoas e o ambiente da prática docente afeta a condição de ensinar. Questões como o "espírito capitalista” no sistema educacional e interações afetadas pelo “novo” estilo de vida dos jovens, são mencionadas como intervenientes importantes;

 

Profissão docente: o que é isso?

Ao escrever Profissão Docente, Ana Maria Falsarella (2014) aborda, de forma ampla, a formação de professores e suas práticas. Para ela, professores são um grupo de profissionais em constante profissionalização, uma vez que independente da formação inicial (graduação e seus correlatos, pós-graduação e demais cursos). Professores, ainda, são um grupo de trabalhadores que usam suas habilidades e conhecimentos técnicos mesclados com sua habilidade intelectual para observar, detectar e propor soluções para os diversos problemas que podem surgir na vida escolar. A autora, ainda considera que, atualmente, a “técnica” que caracteriza a profissionalização está relacionada ao cumprimento de grande carga horária, dentre diversas outras exigências impostas pelas instituições aos professores, fragilizando sua professoralidade. No texto, ainda, Falsarella (2014) aborda, de forma ampla, a formação e sua prática. Segundo a autora, os professores são um grupo de profissionais em constante profissionalização, uma vez que independente da formação inicial (graduação e seus correlatos, pós-graduação e demais cursos), são um grupo de trabalhadores que usam suas habilidades e conhecimentos técnicos mesclados com sua habilidade intelectual para resolver os diversos problemas que podem surgir na vida escolar.

Para concluir...

Como estudar, descrever, abordar a professoralidade sem considerar os processos de identidade docente? Como discutir conceitos sem observar as condições de exercício da docência? Relacionada ao cumprimento de diversas exigências impostas pelas instituições aos professores, pela necessidade de qualificação constante e pelos desafios que cada nova geração de humanos aporta nas salas de aula, o que realmente caracteriza a profissionalização docente? O que seria a professoralidade neste “jogo” que parece ser de palavras/conceitos?

Sabemos que a fragilidade e a força
da professoralidade advém desta equação: formação, exercício e identificação. Mais sensibilidade, letramento e reconhecimento social, uma vez que todos nós, docentes ou futuros professores somos produtores de sentido e significado e deles dependemos.

Continuemos...

 

Referências:

DINIZ-PEREIRA, Júlio. Identidade Docente.  Dicionário Crítico da Educação. Belo Horizonte: Dimensão, 2014.

FALSARELLA, Ana Maria. Profissão Docente.  Dicionário Crítico da Educação. Belo Horizonte: Dimensão, 2014.

HOLLWEG A.C. & VARGAS, D. P. A construção da professoralidade do professor do ensino superior. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/373/2019/02/8c900d9697f071bfb615f5f1b8e94cbf.pdf

TEIXEIRA, Inês Teixeira. Condição docente.  Dicionário Crítico da Educação. Belo Horizonte: Dimensão, 2014.



[1][1] Pedagoga, Doutora em Educação, docente responsável pela Disciplina de Pré-Estágio em Física na FaE/UFPel

[2] Estudante na Licenciatura em Física do IFM/UFPel.

terça-feira, 12 de outubro de 2021

A universidade pública e a democracia

 

Plural, livre, justa: valores inegociáveis!

Cristina Maria Rosa[1]

 

A universidade pública no Brasil não pode ser vista como um espaço isolado e alheio às dinâmicas sociais do contexto;

Deve ser compreendida como uma instância capaz de apresentar e reafirmar, cotidianamente, os princípios de um pacto da sociedade civil com o princípio da formação de seus cidadãos, através da educação que ali se ensina e aprende;

Deve oportunizar o conhecimento e a afirmação dos direitos sociais para o aprimoramento da democracia.

Nela, não deve haver espaço para a emergência, a circulação e a permanência de ideias que açoitem e, em longo prazo, aniquilem os princípios constitucionais de uma sociedade plural, livre, justa e, sobretudo, solidária.

São valores inegociáveis!

A universidade deve ser uma instituição que tenha como prerrogativa existencial a democracia e seja permeável às forças que dinamizam seu próprio aperfeiçoamento.

Podemos “condenar”, por “moralmente inaceitáveis” e “politicamente perversos” quem, sabendo do valor da leitura, a ela não conectam as crianças na escola?

Penso que sim.

Vamos aos argumentos...

1.   Eu sei ler, posso ensinar? Devo. Como dever profissional e democrático, a leitura liberta o outro de meu mando, torna o outro, livre para pensar e escolher. Democracia também é conhecer e exercer o poder de escolha.

2.   Eu gosto de ler, como posso ensinar esse gostar? Apresentando as qualidades do que é ler, os livros imperdíveis, ou autores maravilhosos, as tramas fantásticas, misteriosas, intrigantes.

3.   Eu conheço o valor e o poder de uma biblioteca. Como oferecer esta informação às crianças na escola? Não se deve, em hipótese alguma, ignorar o poder da biblioteca escolar, seja ela do tamanho que for. Lá existe algo imperdível na escola: as vozes dos outros. Autores, historiadores, geógrafos, filósofos, cientistas... Todos eles se fazem representar pelos livros no acervo que lá existe e as crianças tem o direito de ouvi-los, conhecê-los e, até, ignorá-los. Mas quem escolhe é a criança. O professor, a professora, indica o caminho...

4.   Eu tenho o ensino superior: como posso ensinar aos da escola que a Universidade existe? Mencionando-a, indicando seu endereço, o que ela produz como saberes, o significado da expressão “Ensino público”. Na Universidade há muito mais do que profissões e as crianças precisam apreender a sonhar com ela, para, na idade adequada, adentrarem nela, como pesquisadores.

5.   Eu conheço eventos de letramento (feiras do livro, sebos, bibliotecas...). Como indicar esses modos de ler às crianças? Devo não apenas indicar, mas promover o contato. Ir À feiras, bibliotecas, sebos, livrarias no bairro ou cidade em que vivemos é um  modo de ensinar a gostar do universo da cultura escrita.



[1] Fala às professoras da área de Língua Portuguesa e Literatura do Município de Pelotas, RS. Outubro de 2021. Convite da SMED/Pelotas.


terça-feira, 28 de setembro de 2021

Um grupo de pesquisa: terceira parte...

 


Um grupo de pesquisa

Cristina Maria Rosa

Graça Paulino, há dois anos, fechou os olhos e não mais abriu. Foi um choque para todos que a amávamos e a queríamos perto. Séria, rindo, irônica, brava, concentrada, lendo, brincando com seus cães, apreciando um café da manhã com ovo e iogurte, no almoço uma galinha caipira com couve e um espumante ou vinho no Bem Bom, de qualquer jeito ou a qualquer hora era a Graça que queríamos ter perto. Foi muito bom viver e sempre é alentador lembrar detalhes, momentos, frases, olhares e o tom de voz que ficou impresso na memória de quem, como eu, teve o privilégio de tê-la.

Graça foi minha orientadora em um momento muito especial. Com ela descobri quem sou na "coluna vertebral" que sustenta a pesquisa científica sobre e leitura literária no Brasil. Por ela me tornei uma pesquisadora mais focada, mais voltada à Pedagoga que sempre fui, mais comprometida com a escola e as crianças que nela circulam.

 Tributo

Para homenagear Graça, para mantê-la perto, lembrada, amada, nós que a conhecemos reunimos memórias. Dela e sobre ela. Algumas, já publiquei; outras, ainda pretendo. Em julho, no dia dois, Rildo me enviou uma cartinha. Ele escreveu:

 

Cristina,

Entrei de férias e resolvi fazer uma limpa em velhas pastas de arquivo. Eis que encontrei este texto que Graça escreveu e não sei se publicou em algum lugar. Talvez lhe interesse, talvez você já o tenha. De qualquer maneira, segue. Abraço, Prof. Rildo Cosson. Programa de Pós-Graduação em Letras – UFPB.

 

Emocionada por ter sido lembrada como destinatária e pela delicadeza de Rildo, publico aqui a terceira parte do presente recebido.

3. O Grupo de Pesquisas de Literatura Infantil e Juvenil do CEALE

No ano de 1994, se organizou, no CEALE, o Grupo de Pesquisas de Literatura Infantil e Juvenil, a partir de uma iniciativa das professoras da Faculdade de Educação da UFMG, Maria Therezinha Bedran e Aracy Evangelista, juntamente com Heliana Brina, professora da UFOP. Ivete Walty e eu fomos convidadas a integrar o Grupo, no final do mesmo ano de 1994, como professoras recém-aposentadas da Faculdade de Letras da UFMG, interessadas pelo objeto de pesquisa escolhido.

Optamos por iniciar um levantamento crítico dos critérios de avaliação de literatura infantil – poesia e prosa - que tivessem aceitação por parte da crítica literária em geral, mas que pudessem ser acessíveis aos professores das séries iniciais da Educação Básica. Nesse ínterim, passariam também a integrar o Grupo Maria Zélia Versiani Machado, mestranda em Teoria Literária e professora da rede estadual de ensino de Sabará, Aparecida Paiva, professora da FAE, recém-doutora em Literatura Comparada, e Vera Lúcia Casa Nova, professora de Letras. Contávamos ainda com três bolsistas de Iniciação Científica. A aposentadoria de Therezinha Bedran logo a afastaria do Grupo, e o interesse de Vera Casa Nova pela Semiótica a faria tomar outros rumos de trabalho.

Os outros participantes nos fixamos nos objetivos dessa primeira pesquisa, cujos resultados, além do Relatório Final, se socializaram com a publicação pela Editora Formato, em 1996, de um Caderno CEALE, intitulado Leitores e textos em construção, com artigos de Aracy Evangelista, Ivete Walty e Zélia Versiani. No ano anterior de 1995, o Grupo organiza o primeiro "Jogo do Livro Infantil", encontro acadêmico que se propunha discutir as instâncias de produção e recepção do livro para crianças no País. Foram convidados a participar de mesas redondas ou a apresentar palestras especialistas conhecidos nacionalmente na pesquisa, escritura, ilustração, editoração, divulgação, mediação escolar e leitura. Como resultado, sairia, através da Editora Dimensão, um livro por mim organizado, O Jogo do livro infantiltextos selecionados para a atualização de professores, com tiragem de 10 mil exemplares, compondo a "Coleção Lendo e Ensinando", da mesma Editora de Belo Horizonte. Dentre os autores estão, por exemplo, Bartolomeu Campos Queirós, Fanny Abramovich, Glória Bordini, Magda Soares, Regina Zilberman, Vera Casa Nova e Terezinha Taborda Moreira, professora da PUC-Minas, a qual passa a integrar o Grupo no final do ano 2000, como, como também dois professores do Centro Pedagógico da UFMG, Adelina Martins Mendes e Marcelo Chiaretto.

Em 1996 tornara-me professora do setor de Linguagem da Faculdade de Educação da UFMG. Como tinha completado o Doutorado em 1990, e já orientara cinco dissertações em Letras, fui credenciada para compor o quadro docente da Pós-Graduação em Educação, a partir de 97. Em 1998, iniciei o trabalho de orientação no Doutorado, com Eliana Borges Albuquerque, da UFPE, e Hércules Tolêdo Corrêa, do UNIBH. A primeira pesquisadora analisa a recepção de propostas de renovação curricular, especialmente na área de leitura literária, pelos professores da rede municipal de ensino do Recife. O segundo compara as leituras de duas narrativas, uma francesa e outra brasileira, por estudantes de faixas etárias e formações culturais diferentes. Em 1999, comecei a orientar também a tese de Maria Zélia Versiani, que pesquisou a recepção de livros consagrados pela crítica especializada por parte de alunos de uma escola privada destinada à "classe A" e por alunos de uma escola pública da periferia de Belo Horizonte. Na mesma linha, no nível de Mestrado, Isabel Gomes Ribeiro comparou dois programas governamentais de incentivo à leitura literária, o PROLER e o PROLEITURA, tentando analisar seus pressupostos ideológicos e estéticos manifestados em documentos e práticas.

Antes disso, no próprio ano de 1997, o Grupo organizaria o segundo "Jogo do Livro Infantil", tornado encontro bienal, que teve, nesta versão, como tema, a escolarização da leitura literária, suas estratégias e seus efeitos. Houve nele a participação de Anne-Marie Chartier, pesquisadora francesa que proferiu palestra sobre os saberes que a leitura literária envolve, contextualizando suas reflexões em torno da ficção científica que foi lida na França durante o século XIX. Em 1999, como resultado desse encontro acadêmico, publicar-se-ia o livro intitulado A escolarização da leitura literária, pela Editora Autêntica, organizado por Aracy Evangelista, Heliana Brina e Zélia Versiani. Com a saída de Ivete Walty, o grupo ficaria restrito, entre 1998 e 1999, a cinco participantes: as três citadas mais Aparecida Paiva e eu. Em 2000 se afastaria Heliana Brina, o que fez com que a organização do terceiro "Jogo" ficasse sob a responsabilidade apenas de quatro pesquisadoras. Propusemos que a temática abrangesse a questão da diversidade de suportes, gêneros e leituras característica do final do século. Desse Encontro surgiria um terceiro livro, No fim do século: a diversidade, por nós organizado, publicado pela Editora Autêntica, tendo como autores Ana Elizabeth Lopes, André Brasil, Aparecida Paiva, Aracy Evangelista, Graça Paulino, Hércules Toledo Corrêa, Ivete Walty, Luciana Sander, Márcia Abreu, Maria Teresa Freitas, Solange Jobim, Sônia Kramer e Zélia Versiani.

Durante os anos de 1997 e 1998, desenvolvemos uma pesquisa empírica de grande extensão, envolvendo  os professores de Português em exercício na rede municipal de ensino de Belo Horizonte. O objetivo era traçar o perfil desses possíveis leitores literários, analisando a relação entre seu acesso a livros na infância, sua formação literária e seu gosto pela leitura literária no presente. Foram aplicados 138 questionários, atingindo 20% do total de professores. Apresentado na ANPED em setembro de 98, o trabalho seria também publicado no periódico Educação em Revista, da FAE, com o título "A formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta?". Resultaria também dessa pesquisa inicial um aprofundamento significativo, realizado no trabalho de doutorado de Aracy Evangelista, que ampliou as bases teórico-metodológicas e a confiabilidade de conclusões levantadas no primeiro momento de reflexão do Grupo, do qual a pesquisadora desde 1994 continuou participando ativamente, sem interromper suas produções integradas, mesmo no período de afastamento temporário das atividades docentes.

Enquanto isso, desde 1997 o Grupo se tornaria um dos jurados responsáveis por delimitar o quadro especial de produções literárias consideradas altamente recomendáveis para crianças e jovens, segundo critérios estabelecidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, representante brasileiro do IBBY – International Board on Books for Young People – um braço literário da UNESCO para selecionar internacionalmente produções de qualidade dentre materiais impressos no mundo inteiro para leitores jovens. Num contexto de situação democrática do País, a Fundação assume importante função e sentido, diferentes do de 68. Na verdade, esse trabalho com a FNLIJ deu continuidade a outro, de 1996, quando, a convite da ALB, desenvolvemos uma análise crítica da produção literária para crianças no Brasil, com o objetivo de compor acervos de qualidade em escolas públicas de Ensino Fundamental.

Alguns membros do Grupo têm participado também de programas de capacitação de professores do MEC, da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, de secretarias municipais, especialmente no que diz respeito ao trabalho com a diversidade de textos, nas instâncias de produção e recepção, sempre tendo a preocupação de atuar no sentido de auxiliar a formação de leitores literários.  Um convênio estabelecido com o PROLER nesse sentido permitiu que essas atividades se multiplicassem.

Durante o ano de 2000, desenvolvemos parte de um projeto de pesquisa comparativa que procurava semelhanças e diferenças na produção literária para jovens no Brasil e em outros países, com o objetivo de verificar alcances e limites do processo de globalização cultural, especificidades de propostas de leitura implícitas nas estruturas dos textos, nas estratégias editoriais e nas interações literárias possibilitadas pelos processos sociais e estéticos contemporâneos. Essa pesquisa será desenvolvida por Maria Zélia Versiani, como parte de suas atividades ligadas a Bolsa de Recém-Doutor na PUC Minas.

Nossas publicações, individuais e coletivas, nossas participações em congressos nacionais e internacionais, nossas visitas a escolas e bibliotecas de variados níveis e sistemas, nossas iniciativas de aperfeiçoamento, orientação, ensino, pesquisa e extensão demonstram que o Grupo, alinhado aos direcionamentos da linha de pesquisa que integra, tem se firmado de forma produtiva no trabalho acadêmico e social voltado para as questões do letramento literário no País. A partir de 2001, explicitando essa amplitude de ações, passaria a denominar-se Grupo de Pesquisa do Letramento Literário –GPELL- , do CEALE

Ainda em 2001, preocupados em pensar a literatura no cotidiano da escola brasileira, optamos por apresentar ao CNPQ o Projeto “Letramento literário no contexto da biblioteca escolar”, que foi aprovado e financiado. Após dois anos envolvidos nessa pesquisa integrada, estamos encerrando-a em agosto deste ano corrente, e propondo outra que nos ocupará no próximo biênio. A professora da PUC Minas Terezinha Taborda deixa o Grupo, enquanto nele se insere Rildo Cosson, novo professor de Educação e Linguagem da FaE UFMG, não por acaso com doutoramento em Literatura Comparada, num momento em que as interfaces se ampliam e se aprofundam, podendo tornar-se já um considerável objeto de estudos acadêmicos.

Bônus: Os demais textos estão em:

https://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2021/08/lendo-e-escrevendo-graca-que-queriamos.html

https://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2021/08/pesquisa-das-relacoes-literaturaescola.html


BIBLIOGRAFIA

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BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética. São Paulo: UNESP/HUCITEC, 1993;

BATISTA, Antônio Augusto Aula de Português.São Paulo: Martins Fontes, 1997;

BEDRAN, M. Therezinha Saad. A leitura na escola de 1.o Grau: gerando o desprazer do texto? Belo Horizonte: FAE UFMG, 1988 (mimeo);

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1982;

BRANDÃO, Heliana Maria Brina. Nem sapo nem príncipe: uma leitura das leituras produzidas por camadas sociais diferentes. Belo Horizonte: FAE UFMG, 1991 (mimeo);

CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 1986;

CAVALLO, Guglielmo & CHARTIER, Roger (Org). História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática, 1998;

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1994;

COSTA, Rosa Maria Drumond. Fora da escola e dentro dela: a literatura na vida de seus leitores. Belo Horizonte: FAE UFMG, 1998 (mimeo);

ESCARPIT, Robert.(Org). Le litteraire et le social. Paris: Flammarion, 1970;

BRANDÃO, Heliana Brina et al (Org). A escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 1999;

COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil e juvenil brasileira. São Paulo: EDUSP, 1995;

CUNHA, M. Antonieta A. Literatura infantil: a procura do leitor. Belo Horizonte: FAE UFMG, 1986;

EVANGELISTA, Aracy Alves. Escolarização da literatura entre ensinamento e mediação cultural: formação e atuação de quatro professoras. Belo Horizonte: FAE UFMG, 2000;

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. Cascavel: ASSOESTE, 1985;

GONZALEZ, Alaíde. A trama da escola: um revólver sob bombons. Belo Horizonte: FAE UFMG, 1986 (mimeo);

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PAIVA, Aparecida et al (Org) . No fim do século: a diversidade. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 2000;

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PAULINO, Graça & WALTY, Ivete (Org). Teoria da Literatura na escola. Belo Horizonte: Dep.to de Semiótica e Teoria da Literatura da FALE UFMG, 1992;

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ZILBERMAN, Regina. Estética da Recepção e História da Literatura. São Paulo: Ática, 1989;

Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 30, dez 1999

Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 31, jun 2000

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Estudos sobre leitura e literatura na SIIEPE UFPel

 


PET Educação estará na SIIEPE/UFPel

Cristina Maria Rosa

 

Uma das atividades do grupo PET Educação é compartilhar com a sociedade seus estudos, pesquisas, procedimentos e resultados de projetos.

Focados na formação docente – todos os bolsistas são estudantes da Licenciatura em Pedagogia, – os trabalhos foram preparados entre março e agosto de 2021, sob minha orientação. Assim, representando o que vem sendo desenvolvido individualmente ou em grupo, foram aprovadas as inscrições dos trabalhos listados a seguir. Para conhecer os vídeos que os estudantes prepararam junto com o resumo como condição de inscrição, clique nos endereços eletrônicos grafados após o título do trabalho e o nome de cada um...

 

1.    BIBLIOTERAPIA PARA ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, de Débora Monteiro da Silva. O vídeo de apresentação está disponível em: https://youtu.be/NtCux3Htieo

 

2.    FEMINISMO E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER SÃO TEMAS PARA CRIANÇAS?, de Jéssica Corrêa Ribeiro. O vídeo de apresentação está disponível em: https://youtu.be/ggv52mxAZ4A

 

3.    FORMAÇÃO DE LEITORES EM MODO VIRTUAL: É POSSÍVEL?", de Angelica dos Santos Karsburg. O vídeo de apresentação está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iz0zMsch3-Y&t=24s

 

4.    HÁ LITERATURA INFANTOJUVENIL PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA?, de Laura Vitória Gomes. Com a sua aprovação, seu nome constará nos anais e nos certificados correspondentes. O vídeo de apresentação está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KNOUFVZxKPU

 

5.    LEITURAS LITERÁRIAS NA UNAPI: A VOZ DE QUEM USUFRUI, de Luzia Helena Brandt Martins. O vídeo de apresentação está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=G8I-qzh9TIM

 

6.    LITERATURA INFANTIL E ENSINO REMOTO: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR, de Alisson Castro Batista. O vídeo de apresentação está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9DA3tJTY5gU

 

7.    MINUTOS LITERÁRIOS: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO EM ÁUDIOS, de Cinara Tonello Postringer. O vídeo de apresentação está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-W8ECRguExc

 

8.    PEDAGOGIA VERDE: EM BUSCA DE UM ACERVO PARA CRIANÇAS, de Paloma Evelise Wiegand. O vídeo de apresentação está disponível em: https://youtu.be/n1jzLfRRWJY

 

 

9.    UM BEBÊ LEITOR? ESTUDO DE CASO, de Paola Cassuriaga Sandim. O vídeo de apresentação está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cERAr7eSFGc

 

Lembrete:

Tendo como tema “O papel político, social e científico da Universidade na sociedade atual”, a Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) ocorrerá de 18 a 22 de outubro de 2021, em formato remoto.

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

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