quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Direitos das crianças em obras literárias: Um estudo nos acervos da UFRGS e UFSC

 


DIREITOS DAS CRIANÇAS EM OBRAS LITERÁRIAS:

UM ESTUDO NOS ACERVOS DA UFRGS E UFSC

 

Cristina Maria Rosa

Projeto de estudo em Estágio Pós-Doutoral

2022 - 2023

 

Resumo: No estudo proponho conhecer, descrever e analisar o grupo de obras literárias para a infância existente em duas Faculdades de Educação, a saber: a Biblioteca da FaE/UFSC e acervo do @literalise e Biblioteca da FACED/UFRGS e acervo do projeto “Quem quer brincar?”. O foco é compor o rol de obras que subsidiam a formação de docentes nestas duas instituições e, de maneira explícita ou implícita, tratem de personagens e/ou enredos vinculados aos direitos das crianças pautados no Estatuto da Criança e do Adolescente. A imersão ocorrerá primeiro no grupo de pesquisa Educação e Infância, com foco em Violências, Gênero e Direitos das crianças, com a supervisão da Drª. Patrícia De Moraes Lima (UFSC). A segunda imersão será na Linha de Pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero (FACED/UFRGS), sob a supervisão da Drª. Jane Felipe, pesquisadora no Eixo Temático Infâncias, Gênero e Sexualidade. Ler todas as obras pertencentes aos acervos, selecionar as mais relevantes no que tange aos temas das linhas de pesquisa e analisá-las criticamente é o caminho metodológico escolhido. A análise documental é preponderante para a configuração de um rol de obras a serem acionadas na formação de professores, bibliotecários e gestores escolares.   

 

Palavras-chave: Infâncias; Literatura; Acervos literários; Formação de professores; Direitos das crianças; Gênero; Sexualidade; Violências.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Uma carta enviada

 

Um estágio pós-doutoral

Em janeiro de 2022, enviei uma carta a dois programas de Pós-Graduação que respeito: o PPGE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina. Eu intenciono dar continuidade a meus estudos e, por isso, criei um projeto e o submeti a duas importantes doutoras que atuam nestes programas e que podem, com certeza, supervisionar minha pesquisa.

As doutoras Jane Felipe e Patrícia Lima receberam esta solicitação. E foram muito generosas em me aceitar...


sábado, 5 de fevereiro de 2022

Noninho

Quando o vi, em meio a uma ninhada, não tive dúvidas!

E não foi por causa da vesguice, da magreza e das luvas pretas.

Ele nem sabia miar.

Só olhar.

Bastou.

- Esse é meu!

Eu disse, afobada, antes que alguém pudesse ver nele tudo que eu vira.

Ninguém se interpôs.

Peguei no colo, enrolei em uma camiseta e lá estamos na foto.

Ele abraçado.

Eu abraçada.

Não tinha nome.

Eu sabia que alguns, em nossa casa, passam longo tempo sem nome. Tempo suficiente para apresentarem-se. Uma vez escolhido o nome, nem sempre perdura.

Eventualmente, usamos.

Levado conosco, expressões como “nosso pequeno”, “filhote”, “magroleto”, “vesgueto”, “pedacinho de gente” passaram a ser empregadas para chamá-lo, acalmá-lo, alimentá-lo. E para descrevê-lo aos demais, em imagens no Instagram que “viralizam”.

Assim nasceu o “Noninho”.

Nos primeiros vinte dias, gelado sempre, extremamente magro, temi pela sua vida. Não sabia miar, comer, ir ao banheiro. Não sabia pedir. Não sabia receber carinho.

Mas sabia dormir.

Isso sabia.

Escorava o pescocinho sobre o corpo e ali ficava. Dorminhocava. Como um Nonno. Como muito cansado, depois da colheita da uva. Como fingindo estar atento, já sonhando. Disfarçando a velhice e projetando a próxima safra.

Noninho, disse eu.

Noninho ficou sendo.

Hoje, passados uns tempos – dois meses – Noninho é quase um jovem. Inteligente, voraz, espoleta, curioso, ágil. Brincadeira predileta? Se disfarçar atrás de uma folha. Medo? De nada. Passa pela Iris, Aquiles, Athena e Hórus, nossa trupe de cães ferozes, com o mesmo passo que desfila quando quer parecer um leão.

Noninho aprendeu, rapidamente, todos os talentos de nossa família: amor extremado, orgulho por existir, protagonismo e resiliência.

É um gato.

Tem 20 cm.

Olhos desalinhados.

Binocular.

Por não perceber a profundidade, confia em nós, adultos que o conduzem.

Ao colo.

Ao solo.


Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

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