quarta-feira, 15 de junho de 2016

Galileu e o Perspicilium

De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos? Essas e outras questões podem/devem ser propostas nos primeiros anos do Ensino Fundamental, para crianças ainda pequenas, inexperientes, pois a aprendizagem é uma síntese advinda da interação entre pensamento e os objetos de conhecimento mediada pelo legado sócio-histórico, de acordo com os estudos de Vigotski (1991).
O livro digital Galileo e o Perspicilium teve origem após o estudo da biografia de Galileo Galilei com foco na Teoria da Composição dos Movimentos. Foi possível quando da proposição de uma interlocução com crianças entre sete e nove anos sobre o globo terrestre e seus movimentos, tendo como mote o livro Pinocchio, de Carlo Collodi. O resultado foi um interessante e intenso diálogo conceitual que rompeu com muitos dos saberes até então partilhados pelo grupo, entre eles, que a Física deve integrar o currículo escolar apenas nos anos finais do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio, que seu estudo tornou-se longínquo de curiosidades manifestadas espontaneamente na infância e de que pensar fisicamente é “para alguns”.
Mediatizado por uma oficina de escrita literária, apresenta um grupo de narrativas cujos autores são estudantes de Pedagogia e Física da UFPel, integrantes do FISPED, projeto que integrou bolsistas dos grupos PET/Educação e PET/Física da UFPel).
Realizado no âmago de um Projeto de Extensão em Leitura Literária no ano de 2014 e em consonância com a atuação dos dois grupos PET, foi elaborado e aprimorado em 2015. O experimento proporcionou reflexões às crianças sobre a Física e, também, oportunizou a construção de conceitos. Para nós, autores, agregou valores e saberes nos campos da educação, da docência e da pesquisa.
Disponível online gratuitamente, o livro pode ser solicitado por compartilhamento ao email cris.rosa.ufpel@hotmail.com.
Escreva e garanta o arquivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário