Buscando
integralizar a formação de professores ofertada pela FaE/UFPel, elaborei e
implementei, em 2014, o Projeto "Leitura Literária na Escola",
aprovado com o Código no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel sob o
número 52970044.
Desenvolvido
entre abril e dezembro de 2014 em instituições públicas de ensino fundamental
em Pelotas, através dele foram realizadas, semanalmente, leituras literárias
para crianças matriculadas, do primeiro ao quinto ano. Essas leituras variaram
de clássicos a modernos, passando por lendas, poesias e fábulas. Os leitores,
entre eles eu mesma, estudantes da Licenciatura em Pedagogia, bolsistas do
PET/Educação e voluntários.
Tendo
como objetivos formar e qualificar professores leitores, entusiasmar estudantes
a se tornarem pesquisadores no campo da leitura literária e oportunizar a todos
os envolvidos o conhecimento de autores, gêneros e títulos da literatura para
crianças, o Projeto Leitura Literária na Escola em como estrutura o estudo, a
pesquisa e a intervenção, além da reflexão e da autoria, ao final de um ano de
trabalho, de reflexões acerca do realizado em formato de artigo
Fazer
com que estudantes de Pedagogia e professores que estão na escola dialoguem
sobre a leitura literária, trocando informações e saberes, práticas e
procedimentos também é um dos motivos que fazem com que o projeto tenha
continuidade e seja, constantemente avaliado e renovado. Oportunizar às
crianças que frequentam a escola o contato com a produção literária brasileira,
especialmente, tem sido um dos focos do projeto que, em tempo concomitante,
impulsiona os estudantes a saberem mais sobre a literatura e seus efeitos
imensuráveis na vida escolar dos pequenos. Nesse aspecto, compartilho o
pensamento de Fanny Abramovich (1997), para quem a literatura é a porta para um
“caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo”.
Neste livro
intenciono compartilhar: nosso projeto e nossa reflexões sobre ela. solicite o comaprtilhamento escrevendo para cris.rosa.ufpel@hotmail.com.
Boa
Leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário