segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Patronesse da 49ª Feira do Livro de Pelotas


Algumas palavras...

Cristina Maria Rosa

Em 2023, entre 10 de outubro e 19 de novembro estive, como Patronesse da 49ª Feira do Livro de Pelotas, em atividades na Praça Cel. Pedro Osório. Escolhida pela Câmara Pelotense do Livro e anunciada em cerimônica no Auditório da SICREDI/Pelotas em 10/10, recebi, da prefeitura, um bóton com a incumbência de cuidar do livro, da leitura e da literatura durante a Feira, que transcorreu de 26 de outubro a 19 de novembro. 

Ontem, dia 19/11, "bati o sino", fechando os trabalhos.

Agradeço a homengem, a responsabilidade a mim atribuída, os abraços e carinhosas manifestaçoes durrante todos esses dias intensamente vividos. 

Viva a Feira do Livro! Viva a leitura literária! Viva a criança leitora!


Alguns dados de minha biografia profissional

Pedagoga (UFSM, 1990), Mestre em Educação (UFSM, 1996), Doutora em Educação (UFRGS, 2004) e Pós-Doutora em Educação por duas vezes (UFMG, 2011 e UFRGS-UFSC, 2023), minha formação profissional propiciou que eu me tornasse uma pesquisadora no campo da leitura literária. Nos últimos 10 anos, venho me dedicando a criar uma lista de livros imprescindíveis para a primeira infância, ou seja, para bebês entre zero e quatro anos. A investigação justifica-se pela necessidade de delimitar um corpus adequado à Alfabetização Literária de crianças que frequentam escolas públicas no Município de Pelotas.

Sou autora do conceito Alfabetização Literária – processo de apresentação da literatura a todos – que pressupõe inserir, manter e aprimorar relações de pertencimento de bebês, crianças, adolescentes, adultos e velhos com o universo da literatura, uma arte cujo ingresso e permanência é um direito. 

Entre os laços que desenvolvi com a comunidade de pesquisadores brasileiros que estudam a leitura está a presença, desde 2010, no GPELL – Grupo de Pesquisa do Letramento Literário da UFMG, criado pela minha supervisora de Pós-Doutorado, Graça Paulino. Na UFPel, criei e coordeno o GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária. Além disso, mantenho aberta a SLEV – Sala de Leitura Erico Verissimo da FaE/UFPel, um espaço para atuar no campo da leitura literária como cursos de aperfeiçoamento, ambientações de bibliotecas e salas de leitura, aulas em livrarias, espetáculos literários e leitura de literatura para crianças.

 

 

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog