sexta-feira, 20 de maio de 2022

Escuta protegida: uma lei para todos!

 


Estudar a lei e implementá-la

Cristina Maria Rosa

Em uma manhã fria e ensolarada, no Auditório CEHUS do Instituto de Ciências Sociais e Humanas da UFPel, reuniu-se um grupo de professores, agentes de saúde e da assistência social, conselheiros tutelares, parlamentares, dirigentes de instituições públicas, representantes do poder público e da Delegacia da Infância além de estudantes da Licenciatura em Pedagogia.

Para estudar!

Sim, nesta manhã demos início ao estudo com da Lei 13.431/157 – Escuta Protegida – de autoria da Deputada Federal Maria do Rosário. O intuito é a implementação da mesma em todo o país.

Recebidos pela Administração da UFPel e do IFSul, o evento foi organizado por um grupo de pessoas alinhadas com a ideia da defesa das infâncias. Em várias mesas que se sucederam, a infância foi conceituada, mencionada, lembrada e o consenso é que qualquer infância precisa ser defendida, que todas as crianças tem direito à infância e que a visão adultocêntrica que prevalece na sociedade é que oportuniza os maus tratos.

Autógrafo da Maria do Rosário:
um mimo para quem lá esteve...

PET Educação no evento

Presentes, no evento, Larissa Mendes e Rafaela Strelow – estudantes da Licenciatura em Pedagogia e bolsistas PET Educação – acompanhadas da Tutora, Drª. Cristina Maria Rosa.

A contribuição do PET ao evento foi a leitura literária de “A história mais triste do mundo”, texto de Mário Corso na voz de Cristina Maria Rosa.

Ao fim da manhã, após a apresentação da Lei pela autora, Deputada Federal Maria do Rosário, fomos até a mesa para abraçá-la e receber seu autógrafo.

 

 

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog